Conhece o IPT? Não, nada a ver com seu partido preferido, nerusosam. É o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, órgão do governo de São Paulo, administrado por tucanos, portanto. Semana passada, três dias depois da "unânime" conclusão de que a pista teria causado o acidente em congonhas, divulgou-se um laudo do IPT sobre a reforma dessa mesma pista.
Segundo o laudo, o asfalto tem condições de atrito acima do padrão internacional de qualidade. Como resumiu a Folha de S. Paulo em sua manchete, "IPT conclui que pista tem condições de atrito mesmo sem grooving". A medição foi feita quatro dias antes do acidente com o airbus da TAM.
Ainda não é possível qualquer conclusão sobre o acidente (tirando os "experts" que já sabem que foi o Lula quem acelerou o avião após o pouso), mas a combinação de reverso-apêndice desligado e avião superlotado* se mostram mais razoáveis do que simplesmente culpar a pista. Os problemas de Congonhas são outros e se interferiram em alguma coisa foi pela localização do aeroporto e falta de área de escape.
*O site da Airbus informa que o A320 tem capacidade para 164 assentos, em uma única classe. O site da TAM diz que os seus A320 voam com até 174 assentos. No vôo JJ3054 havia 187 pessoas a bordo: 160 passageiros + 2 crianças de colo + 6 tripulantes. Os outros 19 eram funcionários da TAM, de carona. Mas a conta não bate, faltam 5 poltronas. Esse pessoal viajava como, de pé?
2 comentários:
é,
Pelo visto o IPT também Rateou...
Fez a análise em dia quente e seco... sem nenhuma chuva nos 15 dias anteriores.....Ou seja, ninguém fazia a menor idéia de como a pista reagiria com Chuvas...
Dois dias de chuva fizeram vários pilotos reclamar, porporcionaram um acidente menor... a derrapagem do avião da Pantanal e duzentas e poucas mortes para o Lula contabilizar....Ele deve estar carimbando bonequinhos na sua sala do Planalto....
Viu o JN de ontem?
O IPT afirmou que avaliou a qualidade do ASFALTO utilizado na pista, e que estava dentro das especificações internacionais.
Porém não avaliou a PISTA em condições operacionais, o que é completamente DIFERENTE!
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