quarta-feira, 12 de março de 2008

Tocador de MP3 comemora 10 anos de vida

Oito músicas ! Eu disse oito músicas senhora ! É pegar ou largar !


Extraído do site de notícias G1:

Há dez anos surgia o primeiro tocador de MP3 do mundo, de acordo com o site 'The Register".

De fabricação coreana, o MPMan tinha memória flash de 32 MB (suficiente para cerca de oito músicas) e um pequeno visor LCD com informações básicas sobre a faixa em execução. Segundo o site, o aparelho revolucionário foi apresentado como protótipo na feira alemã de tecnologia Cebit em 1998. Em maio do mesmo ano ele começou a ser produzido em larga escala para o lançamento nos Estados Unidos e na Europa.

Com 16,5 cm de altura - equivalente a dois iPods colocados um sobre o outro - o MPMan era fabricado pela Saehan Information Systems e custava US$ 250, mas passou a ser vendido por US$ 200 no ano seguinte para concorrer com o Rio PMP300. O rival também tinha 32 MB de memória, mas contava com entradas para aumentar sua capacidade.

Apenas para lembrar, o atual modelo IPOD CLASSIC 160GB, da Apple, comporta até 40.000 músicas, 50.000 fotos e até 200 horas de vídeo - ou qualquer combinação destes itens, toca até 40 horas sem parar, possui conexão USB e pesa cerca de 160 gramas.

Evolução considerável para um período tão curto de tempo.

2 comentários:

Filipe disse...

É bom lembrar que o Ipod Classic usa um HD para armazenar músicas, por isso a capacidade de 160gb.

As memórias flash, que equipavam o primeiro mp3 player, continuam muito mais caras que discos rígidos. O maior Ipod com flash é o Touch, com 32gb. O que daria umas 8 mil músicas, usando a mesma conta do texto.

Só que com 32mb de memória o mais lógico era gravar os arquivos mp3 numa taxa de compressão maior, ocupando menos espaço. Dava para pelo menos ter um CD completo no aparelhinho assim. E a perda de qualidade, para escutar num fone de ouvido, seria pouca.

Cristian Fetter Mold disse...

É mais um caso do comentário que não se limita a comentar, mas sim acresce informações a um humilde post.