segunda-feira, 10 de março de 2008

Blu-ray x Hd DVD - a guerra continua ?



Extraído do site português "sapo":

Para os que pensavam que a luta entre formatos de DVD de alta definição tinha terminado com a vitória do Blu-ray, surge agora uma novidade, mais concretamente um novo formato, incompatível com o sistema defendido pela Sony, denominado HD VMD.

A britânica New Medium Enterprises, responsável pela criação do HD VMD, refere que o novo sistema oferece as mesmas capacidades do Blu-ray mas a um preço muito mais reduzido, o que o torna, à partida, "bem mais atractivo" para o mercado de consumo.

De acordo com o New York Times, o novo formato é mais económico por fazer uso de um raio de laser vermelho ao invés do azul, utilizado pelo Blu-ray e pelo seu antigo concorrente HD-DVD.

De qualquer forma, e apesar das diferenças - e semelhanças -, a New Medium Enterprises assegura que não quer competir com a Sony ou com o formato que esta protege. Os objectivos da empresa europeia passam antes pela oferta de alternativas aos consumidores que não têm poder de compra suficiente para adquirir leitores ou DVDs de alta definição, oferecendo-lhe um produto mais económico e com qualidade.

O primeiro leitor de HD VMD, que foi apresentado ao público pela primeira vez na CES, em Las Vegas, começará a ser vendido dentro de cinco semanas através da Amazon por um preço que deverá rondar os 175 dólares. Para já, o equipamento só estará disponível na loja online, já que não faz parte dos planos imediatos da empresa disponibilizá-lo em grandes superfícies comerciais como as lojas Wal-Mart ou outras semelhantes.

Por enquanto, ainda não são conhecidos quaisquer apoios de grandes estúdios ao formato, mas isso parece não incomodar a empresa que, neste momento, só tem 17 filmes disponíveis em HD VMD. Para já, o objectivo fundamental é ganhar apoios em mercados como a China, Índia, Espanha, Austrália, Europa Central, Rússia e Escandinávia.

No entender da New Medium Enterprises, o facto de o seu presidente ser Michael Jay Solomon pode ser um dos pontos que mais jogará a favor da companhia. Isto porque o responsável é um dos mais respeitados homens da história da distribuição de filmes em Hollywood e antigo presidente da Warner Brothers International Television.

Nenhum comentário: