quarta-feira, 5 de março de 2008

McCain X Alguém

Ontem resisti ao sono enquanto pude para acompanhar os resultados das "primárias" americanas para escolha dos candidatos a suceder Bush jr. As confusas regras e a lenta apuração, porém, impediram saber resultados mais concretos até hoje cedo. No Texas o resultado final ainda está em aberto.

Pelo lado republicano, John McCain logo no início da noite confirmou o óbvio e se tornou o candidato oficial, ao ultrapassar os 1.191 delegados necessários com as vitórias nas prévias de Ohio, Texas, Rhode Island e Vermont.

Senador pelo Arizona e ex-prisioneiro de guerra no Vietnã, McCain é o menos pior dos candidatos republicanos, sendo inclusive rechaçado pela ala ultra-conservadora da direita americana - aquela que acredita em adão e eva e que os dinossauros foram extintos a tiros de winchester por colonos puritanos.

McCain fez uma campanha impressionante, já que não era considerado favorito no fim do ano passado e, em alguns meses, acabou sendo escolhido com relativa facilidade. E vem bem nas pesquisas nacionais: tanto contra Hillary Clinton como contra Barack Obama, o resultado está em empate técnico, o que é muito para quem é o candidato da atual Administração.

Brincando, dá para dizer que McCain venceu a Taça Guanabara, já está na final do Carioca e vai esperar tranquilo o adversário. Enquanto isso, os democratas se engalfinham numa disputa cada vez mais suja.

Ontem, Hillary voltou a vencer depois de doze consecutivas derrotas em prévias. Obama ainda levou Vermont no início da noite, mas em seguida a ex-primeira dama conquistou Rhode Island.

Mais importante ainda foi a vitória em Ohio, por algo em torno de 54% x 44% dos votos. Isso garantirá à Clinton uns 15 delegados a mais, num universo de 141 em disputa no estado.

Analistas atribuem a vitória dela a um imbrólio envolvendo um assessor de Barack com a Embaixada no Canadá. Segundo consta, o assessor teria, por escrito, tranquilizado os canadenses dizendo que a postura do pré-candidato contra o NAFTA era só retórica de campanha. Os cidadãos de Ohio, estado industrial, não gostam do acordo de livre-comércio. Ironicamente, o NAFTA é obra do governo de Bill Clinton...

No Texas, talvez o estado com regras mais complicadas dentre as prévias democratas, Hillary venceu as primárias (votos nas urnas) por uma diferença de 3% dos votos. Mas ainda há o caucus (assembléias de eleitores) sendo apurado, onde tudo indica que Obama sairá vitorioso.

No fim das contas, a diferença entre os dois deve continuar em torno de 150 delegados a favor de Obama. Mas Hillary conquistou 3 dos 4 estados em disputa ontem, o que garante uma enorme vitória psicológica. Ela consegue, assim, reequilibrar um jogo que alguns já consideravam quase perdido.

O partido do burrico vai continuar empacado por alguns meses ainda, pelo jeito, sem decidir seu candidato.

Nenhum comentário: