sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Resposta ao texto "A política pequena da oposição BBB"

Quanto à falta de boa vontade da oposição, o PT não pode reclamar.

Trata-se de um partido que construiu, dia-a-dia, uma fortíssima oposição ao governo tucano. Beirou o golpismo com a campanha FORA FHC!.

A ação que corre no STF coloca nas mãos do Judiciário a decisão sobre um tema que interessa a todos. Não há arbítrio.
O que move a CPI dos Cartões é a curiosidade pública sobre como um governo pode ser, no mínimo, desorganizado. Não creio que Lula, fora alguns luxos questionáveis, tenha tirado proveito desta gastança. O que incomoda é a leniência com a corrupção.

Quanto à Gramsci, vale ressaltar que o fato de ter sido preso pelo fascismo não o transforma em herói do pensamento social. Sua teoria defende a superação da necessidade da revolução, sendo a melhor forma de destruir a sociedade burguesa a infiltração de elementos de esquerda em suas fissuras. Era preciso corroer o sistema liberal-capitalista por dentro, explorar as suas contradições, construir a hegemonia de um partido de forma paulatina. Ninguém conseguiu, incluindo os teóricos fascistas que ele combatia, ser tão profundo na defesa de uma teoria totalitária como Gramsci.

Talvez um ou outro queira tirar o “foco do aspecto central do momento político”, mas isso, deve-se ressaltar, não tira a legitimidade das investigações. Os motivos espúrios de alguns não podem servir de desculpa para se afastar a necessidade de se dar nome aos bois !
O que os “Heráclito Fortes, Agripino Maia e Álvaro Dias” da vida tem por prática política não me serve de critério para definir o que posso ou não exigir do governo.
Outra coisa: quer dizer que eles não são regidos por princípios, não praticam a Política Cidadã, mas Professor Luisinho, Luís Paulo Cunha e outros são exemplos de prática política?
Quanto à acusação de obstrução de votações no Congresso, só pode ser para rir... Trata-se de prática normal da oposição em qualquer parlamento do mundo...

A conclusão só pode ser uma: quando a mídia denunciava, exatamente da mesma forma, o governo FHC, estava tudo bem. Agora, que o PT prova do mesmo veneno, é golpe contra a democracia.
Governo, seja qual for, tucano, petista ou pefelê, tem que prestar contas, tem que ser criticado, tem que agüentar o ônus de ser governo.
Até porque o bônus vale a pena.

Um comentário:

Filipe disse...

Acontece que escolha do momento, a intensidade do ataque e a cobertura midiática correspondente nunca, absolutamente nunca, se equiparam ao tamanho dos bois que deveriam receber os nomes, Feluc.

Por exemplo, onde é dado destaque na grande imprensa ao fato que os gastos totais com os suprimentos de fundos (cartões corporativos e "contas B") caíram de 233 milhões em 2002 (último ano do governo FHC) para 176 milhões em 2007?