sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

50 anos hoje





Alguns sites de música informam que nesta data, há exatos 50 anos, Paul McCartney apresentou George Harrison a John Lennon, após um show dos Quarrymen, banda de escola de John.

Diz a lenda que George pegou sua guitarra e tocou uma música chamada "Raunchy", deixando John impressionado com a habilidade do jovem guitarrista (George tinha então 14 anos). Logo George foi convidado para juntar-se ao grupo, que ainda contava com o baterista Colin Hanton e com Bill Smith, que tocava um troço chamado "Tea Chest Bass", mais ou menos o mesmo arremedo de contrabaixo usado pelo pessoal do Liga-Tripa, feito com uma caixa de madeira, uma corda, e um cabo de vassoura.

Após três anos e uma série de mudanças de formação, lá por Agosto de 1960, Pete Best era o baterista, Paul assumia o baixo deixado por Stu Stucliffe, o grupo já se chamava "The Silver Beetles", o manager Brian Epstein conhecia o arranjador George Martin e o resto da história todo mundo conhece.

Mas, por incrível que pareça, alguns músicos sessentões que passaram pelos Quarrymen ainda continuam tocando juntos, obviamente na esteira da curiosidade histórica que sua existência deve despertar, e, também, provavelmente, pelo fato de algumas músicas da conhecida série de discos "Anthology" contarem com suas participações, o que desperta a atenção dos Beatlemaníacos de plantão, que não são poucos.

O grupo tem site próprio (http://www.originalquarrymen.co.uk) e se apresenta por aí, pela Europa e Estados Unidos, geralmente tocando em convenções e eventos ligados aos Beatles.

Nenhum comentário: