sexta-feira, 13 de julho de 2007

Só não faz ligação, o resto funciona

A dita modernidade, assunto do post inaugural, não se restringe às cozinhas e salões dos nossos restaurantes, é óbvio. É algo que contamina cada aspecto da vida contemporânea, de formas diferentes mas, quase sempre, mostrando como somos obtusos.

Um exemplo disso: tirando os comatosos, dá para dizer que todos no planeta ouviram falar do celular lançado pela Apple em fevereiro, mas cuja as vendas só se iniciaram na semana passada. O Iphone é ao mesmo tempo telefone, tocador de mp3, tocador de vídeo e câmara fotográfica. Tem (ou tinha, pois já há similares por aí) um design inovador que é seu principal chamariz - como é típico da Apple

Quem entende diz, sem hesitar, que o aparelho é fraco, tecnologicamente, em quase tudo que oferece.Ele é altamente limitado, também, pelos bloqueios impostos por causa do acordo de exclusividade com a operadora de telefonia AT&T. Para os padrões americanos, o iPhone é bem caro.

Ainda assim, meio milhão de aparelhos foi vendida quase que instantaneamente. São centenas de milhares de pessoas que aceitaram ficar por dois anos presos a um contrato de fidelização, por causa de um aparelho ruim para acessar a internet (a conexão é lenta), com uma câmera de apenas 2 megapixel (dá para comprar celulares com 5 mega na câmara nos EUA baratinho) e sem a certeza de conseguir um bom sinal para ligações (a AT&T não cobre todo território americano).

Mas "moderno" mesmo é quem comprou o aparelho, todo bloqueado assim, aqui no Brasil. Um sujeito apareceu na imprensa esta semana todo orgulhoso, como o primeiro brasileiro a ter um iPhone. E se vangloriando de ter ativado o aparelho, graças a um truque divulgado na internet para burlar o bloqueio. Mas com sucesso parcial, já que o aparelho faz tudo, menos fazer e receber ligações telefônicas. É isso mesmo, o iPhone do cara é tudo, menos "phone".

Não tenho dúvida que ele irá deixá-lo em cima da mesa, quando for comer picadinho a duzentos reais em algum bistrô da moda. E irá fazer o maior sucesso.

Nenhum comentário: