segunda-feira, 16 de julho de 2007

É para ouvir ou para tomar com muita água ?


E se eu dissesse aos meus companheiros de blog que vamos falar agora de música? E se eu dissesse que estou ouvindo uma banda de jazz com nome de remédio para esquizofrenia? E se eu ainda acrescentasse que se trata de uma banda Chilena? Vocês iriam sair correndo?
Não façam isso antes de dar uma chance ao grupo Akinetón Retard (http://www.akineton.cl/) !! O combo, formado em 1994 e liderado pelo guitarrista Tanderal Anfurness e pelo saxofonista Estratos Akrias, debutou em disco homônimo em 1999 e, desde então vem desafiando as fronteiras do free-jazz, com claras influências de tipos como Soft Machine, Mr. Bungle, Frank Zappa e quetais.
O grupo é um tanto inclassificável e tem se apresentado tanto em festivais de jazz como de rock progressivo, para ficar em dois ritmos praticamente inconciliáveis. Muitas vezes não há uma grande preocupação em, digamos, "agradar" o ouvinte, ou seja, de vez em quando as estruturas são complicadas mesmo, os instrumentos (aparentemente) não se encontram e alguns temas passam com facilidade dos dez minutos de duração.
Mas se alguém aí se identificou com os artistas acima citados, ou gosta de (como este escriba) fuçar atrás de bandas novas (ou nem tão novas assim), que pelo menos façam um som instigante (ainda que calcado em elementos considerados velhos), inteligente e "não-convencional" (embora eu odeie esta expressão), esta banda pode ser uma boa pedida para esta semana.
Particularmente eu recomendo que se comece pelo petardo "Akranania", segundo disco dos caras, "grabado" em 2001 e que chegou a ser lançado no Brasil pelo selo Rock Symphony. O álbum contém dois "clássicos", de execução obrigatória em qualquer show da banda. A excelente faixa de abertura "Morricolemen" (a "Peaches en Regalia" do século XXI???) e a assustadora "Dementia Absorbant", que encerra o Cd, e cujos vocais (sim, há vocais!!!), lembram demais "Aumgn" (é assim que se escreve ?!?) do disco "Tago Mago" do Can.
Akinetón Retard, banda chilena de free-jazz, recomendo com exaltação. Até a próxima. fetter.

2 comentários:

Filipe disse...

Free-jazz neo prog? E chileno? Só desce com muito vinho.

feluc disse...

Akinetón Retard, que porra é essa?
Música egípcia?
Cacete, não basta o rock progressivo italiano, agora vc vem com essa?