terça-feira, 24 de julho de 2007

As melhores versões


Na semana passada o jornal New York Post fez uma listas dos 100 melhores covers de todos os tempos da música pop. Como sempre acontece em qualquer lista, há inúmeras coisas óbvias e também diversas inclusões discutíveis, pois lista sem polêmica não é lista.

O primeiro lugar, por exemplo, é uma escolha e tanto, sob qualquer ponto de vista: Dolly Parton, a matrona da country music, cantando "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin. Eu escutei e fiquei com medo.

A lista traz algumas versões consideradas clássicas, por razões diversas, mas sem dúvida todas indispensáveis. Coisas como "Take to the River" com Talking Heads, os Sex Pistols destruindo a música-tema de Sinatra, "My Way" e o grupo Devo remoldando e tornando "Satisfaction" dos Stones algo meio kraftwerkiano.

Dentre as 100 escolhidas há opções para todos os estilos e gostos, num ótimo passeio por todas as décadas, dos anos 50 para cá. E serve para lembrar (ou ensinar) que muita música famosa de alguns artistas na verdade são covers. Como "Twist and Shout", que não é dos Beatles, "Nothing Compares 2U", que não é da "Skinhead" O'Connor e "I Fought the Law," que não é do Clash (essa última eu não sabia).

Entre coisas bizarras e meras repetições nota a nota, sem dúvida as melhores versões são aquelas que nos fazem pensar "prá que eu preciso da original?". Nesse quesito, e lendo as escolhidas do Post, são destaques "Respect", da Aretha Franklin (original do Otis Redding), "Hallelujah," Jeff Buckley (original do Leonard Cohen) e "Hurt," com Johnny Cash (Nine Inch Nails).

A lista inteira pode ser conferida aqui.

Um comentário:

feluc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.