sábado, 14 de julho de 2007

Mulheres Ambiciosas Ganham Mais

Está nas livrarias um novo livro de auto-ajuda. Destinado ao público feminino, pretende ensinar as mulheres a ganharem mais, serem mais ambiciosas. Não, senhores, não li a publicação, mas, no cabelereiro, tive a oportunidade de ler sinopses elogiosas na "Nova". A autora afirma que as mulheres devem abandonar as atitudes nobres (como diminuir a carga horária ou trabalhar em local mais próximo de casa para cuidar dos filhos), devem se ater menos à ética profissional e seguir os (maus) exemplos de seus colegas homens.
Poder-se-ia pensar que a publicação (podemos chamar de livro?) é herdeira das batalhas feministas de gerações passadas. Todavia, esquece a moça-autora que a luta fundamental das mulheres inteligentes era pela liberdade de fazer escolhas. Optar por ser mãe em tempo integral ou por entrar para a lista da Forbes, talvez, para as super-mulheres, os dois, mas poder levar a vida que se quer levar.
Ter filhos, uma família, são escolhas que exigem tempo e dedicação (ainda que se tenha um bom companheiro). Optar por isso não é sinal de falta de inteligência ou ambição, é saber que a vida oferece muitos caminhos e cabe a você escolher o que te fará feliz. Enfim, a escolha da mulher inteligente é aquela que atende a seus anseios, independente do que ache o vizinho do lado.
Ao menos, a moça-autora sabe ganhar dinheiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vocês onseguiram tudo. Continuam com o poder que já tinhm antes de queimarem sutiãs e agora ainda tem independência econômica.
Só que para isso vocês tiveram que se transformar. Hoje vocês incorporaram o nosso modo de pensar. Nós vencemos...

Anônimo disse...

por que será que sinto urticária quando ouço "nós, mulheres, pensamos blá, blá, blá".
Vocês realmente acreditam nestas historinhas que saem publicadas na Nova?