sábado, 14 de julho de 2007

É impossível ser feliz e amar ao mesmo tempo...

Hoje em dia somos obrigados a ser felizes. Temos que ser bonitos, jovens, saudáveis, ricos, bem sucedidos, bem relacionados, temos que ter muitos amigos, enfim para ser felizes temos que ser descolados, antenados, enturmados. São tantas exigências que parece impossível para um ser humano de carne e osso ser realmente feliz. Juntar tudo isso num balaio só não é para qualquer um. E tendo que atender tantas exigências para ser considerado uma pessoa faliz pelos outros, fica difícil ter tempo para amar.

Afinal, amar exige tempo e dedicação. Para amar é preciso prestar atenção, é preciso conhecer os outros, é preciso enxergar além do próprio umbigo e ver nas pessoas ao seu redor mais do que a aparência lhe transmite, mais do que a roupa descolada, a bolsa de marca, o óculos de aviados, as ankle boots, o carro com GPS podem lhe mostrar.

Para bem esclarecer, aqui não estamos falando do amor romântico, das estórias de contos de fada, das paixões enlouquecedoras - que também fazem parte dos requisitos para ser uma pessoa feliz - aqui se trata daquele amor que temos pelos nossos pais, pelos nossos irmãos, tanto os irmãos que Deus nos deu, quanto os que escolhemos pela vida afora, pela pessoa que em certo momento escolhemos para partilhar as agruras e venturas da vida.

É este amor que é difícil para caramba de ser vivido. É o amor que se dedica, que se doa, que vê na felicidade genuína do outro a sua própria alegria. É o amor que entende e aceita a humanidade de outro e a sua própria humanidade, que enxerga os defeitos, as imperfeições, que sublima qualquer ordem moral ou social para ver além do que os olhos mostram e sentir o outro.
Como já dissemos, tudo isso dá muito trabalho. E conciliar este trabalho, com as obrigações que nos impõem a dita felicidade, diríamos que é impossível.

Ainda assim, conclamamos os senhores a seguirem os conselhos do sábio Poetinha: "Amai amigos meus. Amai em tempo integral, nunca sacrificando ao exercício de outros deveres, este, sagrado, do amor. Amai, porque nada melhor para a saúde do que um amor correspondido".

Um comentário:

Anônimo disse...

Por isso que eu sou depressivo...
me livro de todas as minhas obrigações para com a felicidade...