Foto meramente ilustrativa- detalhes abaixo
The Importance of Being Earnest
The Importance of Being Earnest é uma comédia sobre identidades trocadas. A confusão de identidades já começa no título da obra já que um dos protagonistas é justamente chamado Ernest. Ao mesmo tempo, ele não é Ernest... Ou melhor dizendo, às vezes ele é Ernest ou Jack, dependendo das conveniências. E ele também às vezes é "earnest" (honesto) ou não, dependendo das circunstâncias.
Na verdade Ernest Worthing chama-se Jack, e mora numa casa de campo, mas ele inventou um parente chamado Ernest, que mora em Londres e sempre que tem vontade de ir a Londres ele simplesmente diz a todos que “Ernest” está encrencado e ele precisa ir ajudá-lo a resolver a questão.
Mas Jack tem um amigo (de verdade) em Londres, chamado Algernon. Algernon descobre que Jack tem uma sobrinha que é um tesouro (Cecily) e decide ir à casa de campo de Jack para conhecê-la apresentando-se como ...Ernest. Algernon, como se vê é amigo mais da onça do que de Jack. A coisa se complica ainda mais porque Cecily vai com a cara dele, sem nem saber que o nome dele na verdade é Algernon.
Enfim, “The Importance of Being Earnest” é uma comédia extremamente bem-trabalhada. Como já está no domínio público, qualquer pessoa pode baixá-la dos Projetos Gutenberg da vida e preencher uma tarde de fim de semana que estava vazia porque a namorada resolveu sair com o seu (dela) amigo Ricardo, que veio passar uma temporada em Brasília, a fim de ajudar uma amiga em dificuldades.
Coisas que aprendi com este livro
A vida das pessoas abastadas no período vitoriano era um tédio total (jantar fora, por exemplo, era considerado um grande programa, o que é inacreditável levando-se em conta a fama da cozinha inglesa).
Na Inglaterra a audição é inversamente proporcional ao senso de polidez.
Ter um parente doente pode ser uma solução ao invés de um problema.
O desentendimento entre um homem e uma mulher pode levar ao casamento.
Homens são altamente influenciáveis por mulheres que conhecem geologia e alemão.
É possível saber se alguém é casado ou solteiro pela qualidade da bebida servida em sua residência (isso era uma novidade em 1895).
Noivados prolongados têm a desvantagem de permitirem aos noivos se conhecerem bem um ao outro.
Você pode dizer a verdade para uma velha feia mas não para uma jovem bonita (pensando bem, faz sentido...).
6 comentários:
"circunstâncias"
Para quem for mais preguiçoso há a alternativa de assistir uma das várias adaptações desse livro do Wilde para o cinema: http://www.imdb.com/find?s=all&q=The+Importance+of+Being+Earnest&x=0&y=0.
A de 1952 conta com Michael Redgrave, pai da Vanessa, no papel principal.
Ah não ! nem pensar! a melhor versão é a de 1937, feita somente para a TV inglesa, estrelando John Abbot.
Ok corrigido. Agora, onde eu arrumo a versão da tv inglesa de 1937, he he?
Companheiro Filipe, no Projeto Gutenberg tem a peça em mp3 (não baxei, peguei só a versão txt).
Olha, eu acredito que a Kensington Central Library tem uma cópia.
Na dúvida vá em Phillimore Walk
LONDON, W8 7RX; ou ligue para
Tel: 020 7361 3010
020 7361 3610 (24 Hour Renewals); ou ainda mande um fax para Fax: 020 7361 2976; ou mande um e-mail para: information.services@rbkc.gov.uk
Há claro, na Kensington Central Library, como é que eu não pensei nisso antes? Obrigado, companheiro Fetter.
Felix
Postar um comentário