"A Osteria L’Intrepido di Milano não existe. É um restaurante que saiu da imaginação de Robin Goldstein, um cara que escreve sobre vinhos e que inventou a existência do estabelecimento com a intenção de expor o que ele enxerga como uma falta de rigor de muitos prêmios gastronômicos, informa o Daily Telegraph. Goldstein conseguiu o que queria. A respeitada revista Wine Spectator, umas das mais respeitadas do segmento, mordeu a isca acrescentou a Osteria L’Intrepido à sua lista de restaurantes do mundo que merecem seu “Prêmio de Excelência”. Enganar a revista foi simples: Goldstein criou um site para seu restaurante, pagou a taxa de inscrição (US$ 250) para entrar na “avaliação”, mandou uma cópia do menu e uma bem elaborada carta de vinhos" (do blog Desculpe a Poeira).
Em seu fórum on line a Wine Spectator se justifica, dizendo que ligou para o restaurante (a ligação sempre caía em uma secretária eletrônica), buscou o lugar no Google e achou resenhas sobre ele em um sítio especializado, chamado Chowhound, onde frequentadores discutiam o Osteria (os textos eram falsos e feitos por Goldstein).
A íntegra da matéria do Daily Telegraph pode ser lida aqui e quem quiser pode conferir a carta de vinhos do Osteria aqui.
A íntegra da matéria do Daily Telegraph pode ser lida aqui e quem quiser pode conferir a carta de vinhos do Osteria aqui.
3 comentários:
Prezado Filipe,
Desculpe-me pela demora.
Fique tranquilo, a demora não foi vingança pelo fato de vc nunca comentar minhas provocações.
Quanto ao post, sim, de fato, gostei.
Só confirma o que já sabemos: a imensa farsa que se montou para que consumamos o que "eles" (o sistema, os espertos, sei lá...) querem.
A maioria entra.
Alguns conhecidos (não são da nossa turma, eheheh) que não sabem distinguir um molho bolonhesa de um molho de tomate querem falar de terroir, slow food ou se os vinhos neozelandes tem alguma identidade com os vinhos sul-africanos...
Sabe por que?
Porque os publicitários sabem como mexer com a vaidade das pessoas.
O cara tem algum dinheiro, não se sente muito bem porque sabe que, no fundo, é um chato de galochas, precisa se afirmar... resultado: compra o livro do Hugh Johnson e fica dando aula de vinho em jantar com amigos...
Ninguém merece !
Perfeito, Feluc.
Não resta outra escolha a eles, nesta sociedade consumista que vivemos, do que eternamente tentar nos convencer que a felicidade está no próximo produto que vamos adquirir, aquele que mostrará como somos espertos, antenados e com bom gosto.
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