terça-feira, 3 de junho de 2008

Obituário

Uma das histórias mais famosas do grande Mané Garrincha é aquela sobre um rádio comprado por ele, na Suécia, durante a Copa do Mundo de 1958. Como é notório, Garrincha repassou o rádio pela metade do preço que havia pago, por lhe terem feito acreditar que o aparelho só "falava" sueco e não teria serventia na volta ao Brasil.

Há um epílogo, menos conhecido, para essa história, que transcrevo aqui:

"No dia seguinte, pela manhã, contei o fato ao Dr. Paulo Machado de Carvalho (chefe da delegação da seleção), que me deu cento e oitenta coroas para comprar outro rádio para o Garrincha. Foi o que fiz. Fui novamente a Gotemburgo, na mesma loja, comprei outro rádio e o entreguei a Garrincha, dizendo: - Mané, este fala todas as línguas. - Até que enfim, doutor, mas por que o senhor já não me ajudou assim na primeira vez?"

A história está no livro "O Eterno Futebol", de Mário Trigo, o "Dr. Mário", como tantos o chamavam. Era ainda mais engraçada quando ouvida diretamente dele e ter escutado essa e tantas outras sobre o futebol e sobre a vida, por ele tão bem vivida, foi um enorme privilégio que tive.

Dr. Mário faleceu ontem, aos 96 anos.

Além de um sensacional piadista e contador de histórias, Dr. Mário era também um competentíssimo cirurgião-dentista, pioneiro na introdução da odontologia no meio esportivo, como forma de melhorar a preparação dos atletas.

Dr. Mário tratou os jogadores da seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo da Suécia e acabou acompanhando a delegação. Assim, foi bicampeão mundial de futebol, nas conquistas de 1958 e 1962.

Um comentário:

Cristian Fetter Mold disse...

Poxa, o que dizer neste momento tão triste.

Acho que a única coisa que faltou o Dr. Mário dizer em sua biografia é que o futebol no Brasil adquiriu o status de "Eterno" graças a profissionais como ele.

Obrigado Dr. Mário Trigo por tudo o que fez pelo Brasil !!!