O excelente "Red", lançado em 1974 pelo então supergrupo King Crimson. O álbum dificilmente aparece entre as listas de "1000 discos para ouvir antes de morrer", mas é muito bom.
O KC na época era um supergrupo, pois além do onipresente guitarrista Robert Fripp, o baixista/vocalista John Wetton e o "polvo" Bill Bruford nas baquetas, ainda contava com colaboradores encarregados de providenciar sopros variados e violinos de altíssima qualidade, dando ao grupo uma paleta de sons única e irrepetível.
O disco abre com a ótima faixa título, instrumental, onde as guitarras dão o tom e segue com o baladão "Fallen Angel". A seguir a ponte entre os anos 70 e 80, uma poderosa música que poderia ser um lado B da fase Fripp-Belew-Levin-Bruford - "One More Red Nightmare", onde chamam atenção os timbres da bateria eletrônica de Bruford.
O lado B abre com um exercício de violinos, a desnecessária "Providence", que lembra alguns climas dos discos anteriores, mas encerra-se com a longa e belíssima suíte "Starless".
Para quem nunca se aventurou pelos domínios do Rei Escarlate, "Red", sem dúvidas, é um excelente capítulo introdutório, tanto para entender o que o grupo fez antes, quanto para entender o que veio depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário