quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Eu Ficaria Com McCain


Também acho ótimo que o Hussein consiga enganar boa parte do eleitorado americano escondendo em parte suas origens religiosas e políticas, isso mostra que ele engana bem, é bom político, a credibilidade dele aumenta e com isso tem mais chances.

Realmente foi erro meu querer comparar Palin com Lula, total despropósito, alguém que só tem o primário e olhe lá, não pode ser comparado com ninguém, a comparação tem que ser entre eles mesmos. A história da experiência começou com Hillary acusando Obama, não esqueça. Pessoalmente acho muito relativo, até porque a meu ver raramente alguém vai a Presidência com intenção de resolver algum problema que seja. Tudo bem, ele tem três anos de Senado, isso não muda grande coisa. Se for por isso o McCain ganha.

Renegar o fanático Wright não foi “ação de Pai Tomás”, foi uma atitude política óbvia. Obama não poderia prever décadas atrás que ele seria candidato, freqüentar a Igreja de um sujeito daqueles não teria maiores conseqüências. Espertamente, agora, ele tenta se afastar do sujeito, que é o que todo mundo faria, melhor ainda se ninguém der bola.

McCain é moderado no sentido que é reticente em relação a questões como aborto, por exemplo. Agora, se você está esperando que o próximo presidente americano vai ser um de grandes realizações, isso eu duvido, tanto faz do partido que ele venha. O próximo presidente vai ter que botar as contas em dia e talvez dar um empurrão na economia. Não vi nada ainda no programa do Obama que seja positivo no sentido de incentivar a economia (talvez aqui haja uma mensagem, o único Presidente americano que aplicou a rigor uma receita “republicana” para a economia foi Clinton, será que democratas e republicanos perceberam isso?). Aumentar o protecionismo, como defedem muitos democratas, vai prejudicar a nós brasileiros, que exportamos para os EUA. Além disso, quem falou que sou fã do sujeito? Há algum tempo mal sabia quem ele era.  Pense bem, quem falava de McCain e Obama há dois anos atrás? McCain eu ainda tinha uma noçãozinha, mas era quase “certo” que os democratas ficariam com a Hillary. Ninguém apostava em McCain também.

Eu sou contra o aborto também, então eu sou de extrema-direita? Viva a extrema-direita! Sou contra a legalização da maconha também (Milton Friedman, de “extrema-direita”, era a favor). Vamos liberar a maconha e proibir o cigarro, onde estamos (já fui fumante, largei há anos, quem sabe me antecipando à lei)? Sobre criacionismo acho bobagem, a única teoria que temos é a da Evolução (apesar de ter cientista que nega, mas, enfim, não é minha área).

Também seria interessante ver os americanos terem um sistema de saúde como o SUS, para eles verem o que é bom, mal posso esperar. Obviamente, depois de criado, é irreversível, tanto faz funcione bem ou mal, e por isso se eu fosse americano seria terminantemente contra.

Mas ter um Welfare State mais amplo ou menos amplo é questão de escolha: os americanos preferem um menos extenso e ter um desemprego menor e menos intervenção governamental. Os europeus parecem contentes em ter um Estado do Bem-Estar mais amplo com um desemprego historicamente mais alto no pós-guerra e mais intervenção governamental. Enfim, cada situação atende a um caráter específico de cada povo. Mas dizer que se pode ampliar o Estado do Bem-Estar e que isso não vai ter repercussão econômica e causar mais desemprego é ir contra os fatos.  

Então Palin ter sido simpatizante do Alaskan Independence Party é grave e Obama ter sido iniciado na atividade política por um membro do American Communist Party não é? Ok, se sua axiologia é essa, acho que estamos entendidos, caro Filipe

Ter petróleo não é bom, é ótimo, tanto faz se no Alaska ou em Tupi. Só se deve cuidar para evitar a "doença holandesa", perigo que hoje definitivamente os americanos não correm.  Quanto à poluição, isso deve ficar claro: matriz energética pode levar séculos para mudar, a humanidade levou milênios para passar do capim ao carvão. Daqui a cem anos ainda veremos veículos movidos à gasolina. Só que o Obama só fala bobagem, inventar novos impostos sobre o petróleo só vai piorar a situação e deixar de explorar o que se tem disponível,  não traz vantagem nenhuma. Desastres ecológicos sempre poderão ocorrer (uma hora eu te conto os desastres que o "planejamento" soviético provocou na Sibéria), só que os ambientalistas-democratas criaram uma situação onde não há mais saída. Desde o acidente em Three Mile Island não se constrói mais usina atômica nos EUA. Hidrelétricas eles dificilmente podem construir tantas mais para gerar como o Brasil ou a Noruega. Me dê a solução, então que não passe nas próximas décadas pelos combustíveis fósseis. Quem está na frente na energia eólica são os dinamarqueses. Obama propõe o quê, tirando os usuais aumentos de impostos? Não vejo proposta concreta factível.

Esse escândalo da Palin é café pequeno, eu queria algo mais picante tipo Mônica Lewinsky. Esses republicanos não têm nenhuma criatividade concordo contigo. Nem mesmo fazem como o John Edwards, que estava tendo um caso com uma mulher enquanto a dele ficava em casa com câncer.

Agora, se o Obama foi professor de Direito Constitucional durante anos a imagem que eu tenho dele piorou. Professor de Direito Constitucional, candidato à Presidência, que já visitou “57 estados americanos” e não sabe que o Canadá é parlamentarista, é um inepto, tanto faz onde estudou, Professor de Direito Constitucional que ouve o hino nacional com a mão na região do “baixo ventre” ao invés de colocá-la sobre o coração, como manda a lei, não pode alegar ignorância, e sim está mandando uma mensagem clara, de desprezo pelos símbolos nacionais, e em um sujeito desses eu nunca votaria.

Nenhum comentário: