sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Datafolha, hoje: Aprovação de Lula é recorde histórico

Avaliação do Presidente. FHC, outubro de 2000 (5 e 10 meses de governo); Lula, setembro de 2008 (5 anos e 9 meses de governo). Fonte: Datafolha

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado ótimo ou bom por 64% dos eleitores brasileiros, recorde histórico, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. A atual taxa de aprovação é a maior obtida pelo presidente ao longo de seu mandato e recorde positivo desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas de avaliação do Governo Federal.

O Datafolha ainda informa quais foram os melhores índices de aprovação dos demais presidentes eleitos após a ditadura. Segundo o Instituto, Fernando Henrique Cardoso teve sua melhor marca durante seu primeiro mandato, obtendo 47% de aprovação em 12/1996. Itamar Franco teve seu ápice em 12/1994, quando era considerado ótimo ou bom por 41%. Fernando Collor de Mello chegou a 36% de aprovação em junho de 1990.

Eles não têm Bolsa-Família

As taxas de aprovação ao presidente aumentaram em todos os segmentos, inclusive entre aqueles que costumam ser mais críticos ao seu desempenho, como os de maior renda e os mais escolarizados.

A maior variação positiva foi registrada justamente entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos. Nesse estrato, o percentual dos que consideram o desempenho de Lula ótimo ou bom subiu 14 pontos percentuais, passando de 43% para 57%. Entre os que ganham entre cinco e dez salários mínimos, o aumento na taxa de aprovação foi de nove pontos, tendo passado de 50% para 59%.

Íntegra aqui.

Nenhum comentário: