domingo, 14 de dezembro de 2008

É proibido dublar

- ôrra meu! quem sabe dubla ao vivo!


Acabo de ler uma incrível notícia da BBC Brasil. Se a moda pegasse, vários pseudo-cantores brasileiros estariam absolutamente perdidos.

Atenção Xuxa, Vanessa Camargo, Kelly Key e congêneres ! eu faria um lobby junto ao Congresso Nacional para demover qualquer tentativa neste sentido !


China proíbe cantores de dublar em shows e programas de TV


O governo da China proibiu o uso de dublagem em apresentações públicas de cantores.

.
A técnica é muito utilizada no país e consiste em tocar uma música pré-gravada durante uma apresentação, enquanto artistas e músicos fingem que estão tocando os instrumentos e cantando.
.

A diretriz do Partido Comunista foi emitida em meados de novembro, mas agora, com a chegada das celebrações de fim de ano, as autoridades reforçaram a proibição, em particular na indústria do entretenimento.

.

Nesta quinta-feira, a imprensa local publicou uma reportagem revelando que inspetores do departamento que supervisiona a programação televisiva no país estão aumentando o controle sobre produtores de shows de TV para coibir a prática.

.
De acordo com o site de notícias sobre a China www.china.org.cn, autoridades da Administração Estatal de Rádio, Filme e Televisão (SARFT, na sigla em inglês) reforçaram que os artistas que se apresentam nos shows de fim de ano precisam ser “cantores de verdade” e que as letras das músicas têm que ter um conteúdo “saudável”.

.
“Primeiramente, tenha o 'cantar-de-verdade' como sua prática padrão e escolha apenas os artistas que podem realmente cantar. Ponha, firmemente, um ponto final à dublagem”, afirmou o oficial da SARFT Zhao Huayong num comunicado publicado no site do departamento.

.
Segundo o governo, “usar canções e músicas pré-gravadas para substituir o canto ao vivo” é “enganar a audiência” e quem for pego dublando será “punido”.

.
Uma nota divulgada pelo Ministério da Cultura anteriormente alerta que os artistas que forem flagrados desrespeitando a ordem repetidas vezes terão suspensa a sua licença profissional.

Nenhum comentário: