quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Rei Momo de 58 kg leva ao choro adversários gordos





Folha de São Paulo, hoje.


Ele tem 1,70 m, pesa 58 kg, pratica esportes, não bebe, não fuma e já perdeu as contas de quantos ensaios participou como modelo. Mesmo assim, o empresário, produtor cultural e escritor Clarindo Silva, 65, diz estar pronto para assumir o posto de Rei Momo do Carnaval 2008 de Salvador.
A "posse", marcada para a última segunda, teve de ser adiada. Os concorrentes -que alegam ter trabalhado duro em espécie de "regime de engorda" para atingir 120 kg- invadiram a sede da Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador), onde seria feito o anúncio, e conseguiram remarcar a escolha para amanhã, depois de muito bate-boca, ameaça e choro.
Responsável pela seleção, o presidente da Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia, Jairo da Mata, diz que o empresário conhece a cultura baiana, tem pompa, é conhecido na cidade e, mesmo magro, tem todos os atributos para o cargo.
O concorrente, Edicles Calmon, três vezes Rei Momo de Salvador e presidente da Asgobs (Associação dos Gordos e Obesos de Salvador), apelou até para o Ministério Público da Bahia, com uma representação de queixa. Outro concorrente, o servidor Edgar Passos, diz que, após a decisão, ficou deprimido e perdeu o apetite.ha de São Paulo, hoje.

Um comentário:

Cristian Fetter Mold disse...

Curiosamente o periódico "Correio da Bahia" fez uma pesquisa entre seus leitores sobre o assunto. Veja algumas impagáveis respostas:

“PELA tradição, acho que o Rei Momo deve ser gordinho sim. No entanto, não acredito que muita gordura seja sinônimo de alegria. Sou evangélica e embora não brinque Carnaval acho que o Rei Momo precisa demonstrar alegria, ser divertido, uma figura inusitada, com uma roupa colorida. Isso é a cara do carnaval da Bahia!”.
Cleide Barreto,
23 anos, operadora de marketing


“MAGRINHO não combina. A tradição tem que ser mantida e é mais uma chance para os gordinhos para que eles possam fazer sucesso pelo menos uma vez por ano. Essa ditadura dos lights enche o saco. Para o povo, Rei Momo que é rei tem que ser farto”.
Claudia Barbosa,
40 anos, baiana de acarajé

“O GORDO já é discriminado o tempo todo, é no Carnaval que eles podem se libertar. Rei Momo tem que ser gordinho porque representa essa libertação. O povo vive na academia antes do Carnaval para desfilar com tudo em cima e o gordinho vem para quebrar com este estereótipo de que só magro tem energia e disposição para pular”.
Jean Carlos Barbosa Gomes,
28 anos, funcionário público