segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Kevin Dubrow (1955-2007)

Em 1985, próximo ao meu aniversário, eu descobri que podia pedir presentes, ao invés de esperar "surpresas" nem sempre agradáveis. Mais que isso, descobri que seu eu pedisse aos meus amigos que dissessem para as suas respectivas mães que eu queria ganhar este ou aquele disco de vinil (anotar em um papelzinho ajudava bastante...), elas realmente iriam às Lojas Mesbla e comprariam exatamente o álbum pedido.

Não deu outra, no dia da festa, regada a cachorro-quente e refri, repousavam em cima da minha cama...






"Bark at the Moon" do Ozzy Osbourne,










"The Eagle Has Landed" do Saxon,
















"Defenders of The Faith" do Judas Priest,












...e "Metal Health" do Quiet Riot.







Pronto ! minha coleção de discos tinha triplicado da noite para o dia.



Sim, eu era um metaleiro de carteirinha. E qualquer metaleiro de outrora (conheço vários...) e que continue a se interessar minimamente por música (conheço poucos...) vai ficar triste ao saber da passagem de Kevin Dubrow, vocalista do Quiet Riot, aos 52 anos, conforme informa o site do eterno baterista Frankie Banali.


A banda estava no vermelho há muito tempo, trocas de integrantes, problemas com drogas e justiça, o que refletia na música, obviamente. A imprensa até falou bem do disco "Rehab", mas eu realmente ainda não o ouvi.

Mas, na época, a formação que contava com os dois músicos acima, mais o grande guitarrista Carlos Cavazo (o 1º à esquerda) e o baixista (o 3º, baixo de fato) Rudy Sarzo, cometeu dois incríveis discos, o acima citado e "Condition Critical", cada um puxado por uma cover do grupo Slade, "Cum On Feel The Noize" no primeiro e "Mama Weer All Crazy Now", no segundo. Sucessos instantâneos na época. Passavam direto no "Clip Clip" da Tv Globo, no "FM Tv" da Manchete e no programa cult "BB Vídeo Clip", cuja emissora me foge da memória.

A banda fazia especial sucesso no Japão e também no Brasil, para onde embarcaram em 1985 para uma apresentação no Ginásio do Corinthians. Por aqui ainda se vivia a "ressaca positiva" do Rock In Rio I, o que levou uma horda de gente para o show.

O disco “Metal Health”, lançado originalmente em 1983, tem tudo que um bom disco de metal da época deveria ter. Refrões pegajosos, guitarras pesadas, músicas rápidas (mas nem tanto), solos excelentes, um tema instrumental à la Eddie Van Halen ("Battle Axe"), e uma bela balada de encerramento chamada “Thunderbird”, pois como dizia o pessoal do Língua de Trapo, "os metaleiros também amam meu amor, os metaleiros também amam sim senhor".

Fica a homenagem. Meu aniversário de 1985 não teria sido o mesmo sem essa trilha sonora. Pobres dos vizinhos nas semanas seguintes...



3 comentários:

Felix Cattus disse...

Aos poucos nós vamos conhecendo as raízes ideológicas do companheiro Fetter. Quem diria que ele teve sua iniciação musical pelas mãos do Comedor-de-Morcegos-Mor (Ozzy)?

Lamentável a capotagem do Kevin. Mas aqui entre nós, ele era algum Beck, Page, ou ao menos Randy Rhoads para a gente lamentar a perda no cenário musical? Se vc conhece alguma coisa imperdível do cara (confesso que não conheço nada dessa banda) dê um toque que eu vou atrás conferir

Cristian Fetter Mold disse...

Caro Felix, futuro blogmeister, por uma incrível coincidência adivinhe quem foi o primeiro guitarrista do Quiet Riot, nos idos de 1975??? Ninguém menos do que o finado Rhoads.
Aliás ele e o baixista Rudy Sarzo se encontraram novamente na banda do Ozzy, salvo engano na época do "Diary of a Madman".

Bem nesta primeira fase o QR gravou os discos I e II, alçando algum sucesso, por exemplo (não sei se há outros...) no mercado japonês.

É possível encontrar alguns vídeos desta época no You Tube, tais como:
"Picking up the pieces" (http://br.youtube.com/watch?v=SxGuLsVpUXo)

"Laughing Gas" ao vivo - http://br.youtube.com/watch?v=CCYz4k2cWiU

e ainda "One in a Million" - http://br.youtube.com/watch?v=6pWx4owpjAE&feature=related

Mas estes vídeos valem mais pela presença deste estupendo guitarrista. Realmente eu acho que os dois álbuns citados no post são os melhores feitos pelo grupo.

Felix Cattus disse...

Valeu o toque, companheiro Fetter, depois vou dar uma conferida no som dos caras. Mas a minha citação não foi por acaso. Randy dava aulas na escola de música da mãe dele quando rolou a notícia que Ozzy estava selecionando um novo guitarrista e os interessados deviam agendar audições. A princípio ele nem queria ir mas Mamãe Rhoads insistiu que, na pior das hipóteses ele faria contato com gente importante do ramo. Ele acabou indo e faturou a vaga. Tudo teria mesmo terminado em um conto de fadas se, um dia no meio de uma turnê, Randy mais o cabeleireiro da banda não tivessem aceito a proposta do motorista do ônibus da banda, que tinha dirigido por uma noite inteira e cafungado, de ir alugar um avião nas imediações e dar umas voltas, já que ele tinha brevê....
Ozzy diz que acordou quando um pedaço da asa entrou dentro do ônibus, onde ele estava dormindo.

Agora, eu fico pensando mamãe Fetter dizendo para Fetter Filho "Ah vai lá e faz a audição com o Ozzy, meu filho, ele é um moço tão simpático com aqueles morcegos e tudo", he he