segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Cuba Em Festa. A Farra do Boi Foi Decretada em Havana!



















Jornal do Brasil 15.11.2007
Cubanos voltam a receber carne bovina após crise de 1990
REUTERS

CIENFUEGOS - Acabou a épocas das vacas magras em Cuba, disseram os habitantes de Cienfuegos, após receberem cada um 227 gramas de carne bovina do governo pela primeira vez desde a crise da década de 1990.
Ainda que racionada, a carne distribuída em outubro por sete centavos de dólar o quilo se transformou num acontecimento na cidade portuária de Cienfuegos, localizada a 256 quilômetros a sudeste de Havana.
- Há pessoas que me disseram não saber como vão comer a carne, porque faz tanto tempo que não a vêem - disse Senaida Cosal, dona-de-casa, à Reuters.
A carne bovina deixou se ser comercializada livremente havia alguns anos depois da revolução ocorrida em 1959.
Até a crise da década de 1990, quando a implosão da União Soviética arrasou a economia e castigou os cubanos com anos de escassez, a população recebia meia libra (227 gramas) de carne bovina por meio da caderneta de racionamento.
No mercado negro, a carne bovina custa 4,60 dólares o quilo. Nos supermercados de moeda estrangeira, os cortes importados chegam a 12 dólares o quilo, valor equivalente a três semanas de salário.
Em restaurantes estatais, qualquer um pode pagar por volta de 6 dólares por um bife.
De acordo com números oficiais, Cuba possuía 3,7 milhões de cabeças de gado bovino em 2006. No mesmo ano, foram abatidos 360.700 animais, aproximadamente 26 por cento a menos do que em 2001.
O código penal pune com entre quatro e 10 anos de prisão os 'açougueiros' que sacrificarem gado sem a permissão do Estado.
Quem compra carne bovina no mercado negro corre o risco de passar de três meses a cinco anos atrás das grades.

2 comentários:

Felix Cattus disse...

Esqueci de dizer que espero sinceramente que los hermanos cubanos não tenham que esperar mais 17 anos até comerem carne de novo.

feluc disse...

esse aí da foto é o Cristian?
Vejamos: orelhudo, cabelo ruim e pouco e cara de doido....
Ih, é ele sim !!!