segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Justiça holandesa bloqueia acesso à Wikipédia



O Ministério da Justiça da Holanda afirmou que bloqueará temporariamente o uso da enciclopédia aberta Wikipédia após a publicação de um artigo em uma revista local que afirmava que mais de 800 entradas na enciclopédia haviam sido editadas a partir de computadores do ministério.


Por ser uma enciclopédia aberta, a Wikipédia aceita colaboração de qualquer usuário e, embora incentive o cadastro de novos membros editores, permite que alterações sejam feitas anonimamente, gravando apenas o número IP utilizado pelo editor.


A revista Intermediar afirmou que a maior parte das 821 alterações vindas do ministério não era preocupante, porém algumas envolviam visões políticas ou ainda visavam à mudança de perfis de pessoas envolvidas em casos criminais.Em uma das edições, por exemplo, um funcionário alterou uma referência ao caso da não punição de uma mulher da nobreza holandesa que dirigia em alta velocidade, acrescentando as palavras "como acontece normalmente em tais casos" ao trecho "sua licença não foi revogada".


Ivo Hommes, porta-voz do ministério, afirmou que a medida é temporária enquanto se investiga quanto uso, ou mau uso, os funcionários fazem da Wikipédia e o que pode ser feito a respeito disto."Você pode pensar que está tudo bem para alguém atualizar uma entrada sobre seu jogador favorito de futebol durante o almoço, mas obviamente não queremos pessoas fazendo coisas que são desagradáveis ou piores durante o horário de trabalho", explicou.


Para o site WebProNews, a decisão foi racional, já que o número de edições foi alto e pode até mesmo inspirar decisões semelhantes em outros países.


Recentemente, os Estados Unidos e o Japão também se mostraram preocupados com a edição de artigos na Wikipédia por parte de funcionários do setor público.
Nota: extraído do site www.geek.com.br

Um comentário:

Felix Cattus disse...

Eles têm razão para isso porque uma das preocupações de qualquer governo é evitar o "vazamento de informações", coisa que um desses funcionários pode fazer tranquilamente, mesmo sem ter o dolo. Isso deu panos para manga nos esteites. Um tal de Daniel Ellsberg publicou no NYT um monte de arquivos confidenciais dos EU que foram chamados de "Pentagon Papers".

Nixon então designou um grupo de "encanadores" (Plumbers - eles botaram até uma plaquinha com esse título na sala que ocupavam no governo) chefiados por Gordon Liddy. Nixon se distraiu, os caras começaram a fuçar em todo lado. Um dia eles foram (pela segunda vez) fazer espionagem na Sede do Partido Democrata (no edifício Watergate) e aí....

Mas sim, controlar o que os seus funcionários fazem é uma coisa, vedar a Wiki no país por causa de lambança dos funcionários do próprio governo é outra. Isso é uma censura inadmissível em um país com a tradição de liberdade e tolerância como a Holanda.