quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Aqui Jazz

Três grandes discos de jazz que geralmente não são mencionados nas listas de grandes discos de jazz, mas que, indubitavelmente, merecem ser conhecidos.



Julian "Cannonball" Adderley e o disco em que recria as músicas de um famoso filme, lançado no Brasil, sob o nome "O Violinista no Telhado". Foi lançado em 1964. Na formação do sexteto as presenças de Joe Zawinul no piano e Charles Lloyd no sax e flauta. Grande trabalho, vale a pena ouvir.







O trompetista Donald Byrd e o melhor e o mais conciso disco de sua fase Cool-Funk-Jazz. "Stepping Into Tomorrow" veio ao mundo em 1974. Destaque para a faixa título e para a excelente "Think Twice", com os belos vocais de Margie Evans.








O fato de Jimi Hendrix ter morrido uma semana antes de fazer uma sessão de gravação com Miles Davis, mostra o quão próximos estavam o rock e o jazz no final dos sessenta.
Em 1974, o maestro e arranjador Gil Evans (que trabalhou várias vezes com Miles) juntou a sua turma e gravou esta bela homenagem ao mestre da guitarra. Um disco cheio de groove que às vezes é jazz puro, outras vezes é puro rock e de vez em quando vira uma maçaroca só. Mas vale muito a pena. Um dos melhores trabalhos do maestro. O velho Jimi com certeza ficaria orgulhos. Pense bem: Quantos "rockeiros" foram agraciados de forma semelhante ?

Nenhum comentário: