quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Quer pagar quanto?

A banda Radiohead anunciou esta semana que irá colocar as faixas de seu novo álbum, In Rainbows, na sua página oficial a partir do próximo dia 10.

O preço para baixar as músicas? Aí que está: it's up to you, como o próprio site da banda informa. O usuário/fã é quem decide o valor que irá pagar (em libras esterlinas) pelo download do álbum todo, podendo inclusive não dar um centavo.

a página do site do Radiohead onde se escolhe o preço a pagar pelo download

Praticamente todos os discos (pelo menos os de pop rock) têm vazado na internet antes do lançamento oficial. O Radiohead, então, ao mesmo tempo se rende e oficializa essa prática. Se há dez anos a banda dizia "OK, computador" (título do seu disco mais famoso), agora está dizendo "OK, internet", usando e aceitando o download de músicas, ao invés de brigar com ele ou mesmo achar que vai ganhar dinheiro da mesma forma com ele.

Com In Rainbows o Radiohead está mostrando que música por download pode e deve ser barata. Talvez seja um tiro no pé, mas talvez seja o tiro de misericórdia na indústria fonográfica.

O grupo, que está sem gravadora por opção, vai lançar In Rainbows também numa caixa especial, com versões em vinil e cd, além de faixas bônus. Aí a brincadeira sai por 40 libras (quase 150 reais) e se encontra disponível também na página do grupo.

Lançamento em CD normal, disponível em lojas? Ainda não há previsão.

Nenhum comentário: