sexta-feira, 19 de outubro de 2007

2010 já depois da curva

A primeira Seleção Brasileira a disputar Eliminatórias para uma Copa do Mundo, a de 1954: em pé, Djalma Santos. Gerson. Brandãozinho. Nilton Santos. Veludo e Bauer. Agachados: Julinho. Humberto. Baltazar. Didi e Maurinho.

No tempo que Dondon jogava no Andaraí, Eliminatórias eram aqueles 5 ou 6 jogos que a Seleção fazia antes de se confirmar o ululante óbvio: mais uma participação em Copa do Mundo. E assim foi até a década de 90, quando passamos a ser chiques e modernos e o sistema de disputa mudou para pontos corridos, com turno e returno.

Agora participar das Eliminatórias significa disputar 18 jogos em longuíssimos dois anos: a edição para a Copa de 2010 começou agora e se encerra somente em outubro de 2009.

Não discordo que pontos corridos é a fórmula ideal para a equipe mais regular do torneio se sagrar campeã, já que em "mata-mata" o imponderável sempre entra em campo. Só que na América do Sul as Eliminatórias significam disputar 4,5 vagas (a "meia vaga" é a da repescagem) entre dez equipes. Tanto faz ser o primeirão - como fomos nas Eliminatórias passadas - ou terceiro - posição no Brasil na disputa para a Copa de 2002.

Jogar durante dois anos, com intervalos de meses entre algumas partidas, sem tempo para treinamento, não significa premiar os mais regulares.

Se a idéia é que os melhores cheguem na Copa, seria mais interessante um torneio mais curto: dois grupos de 5 times, jogos apenas dentro do próprio grupo, os dois primeiros colocados têm vaga direta e o melhor terceiro pega a repescagem. Seriam só oito jogos e, mantendo o sistema de rodadas duplas que temos hoje, daria para resolver tudo em um semestre, já em 2009.

Mesma tabela

Uma curiosidade sobre a atual disputa é que a Confederação Sul-Americana usa a mesma tabela nesta edição que foi usada nas duas anteriores. Ou seja, o Brasil vai jogar contra os outros times na mesma ordem das disputas para 2002 e 2006. Assim, fica fácil comparar o desempenho atual com os times do Parreira e Felipão/Leão/Luxemburgo.

Posição do Brasil após os dois primeiros jogos, contra Colômbia e Equador:

2002

2006

2010

Brasil com 4 pontos, 1 gol de saldo

Brasil com 6 pontos, 2 gols de saldo

Brasil com 4 pontos, 5 gols de saldo

3º lugar

1º lugar

2º lugar

Nenhum comentário: