quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tirando os intermediários

Recebi nesta madrugada um e-mail sobre In Rainbows, o novo disco do Radiohead. Havia me cadastrado na página da banda no último dia 04 para receber o disco, que está disponível a partir de hoje para download.

Tudo muito prático e simples: o e-mail vem com um mero aviso do tamanho do arquivo e que ele vem "zipado" (com o endereço para pegar o programa WinZip, caso não se tenha). Embaixo, o atalho para clicar e imediatamente já começar a baixar o disco, que está vindo para o meu HD enquanto escrevo aqui (deve terminar em 17 minutos).

O melhor dessa história não é o preço cobrado (falo disso em seguida) mas imaginar que a banda gravou um álbum e, imediatamente após finalizá-lo no estúdio, o colocou à disposição dos fãs, curiosos e ouvintes casuais. Sem gravadora, sem "prensar" os cd's, sem lojistas, sem campanha de marketing.

Certo, o Radiohead é uma banda consolidada, com público garantido para qualquer lançamento e que esteve vinculado à EMI por pelo menos 10 anos. Uma banda nova não conseguiria tanta publicidade por estar vendendo seu disco no site.

Mas é justamente por uma banda tão famosa ter remado contra a maré de forma tão radical que isso se torna algo inovador e, quem sabe, um marco do início do fim da indústria fonográfica como o século XX conheceu. As músicas do álbum podem até ser uma porcaria (não sei, ainda não escutei), mas de uma forma ou de outra In Rainbows vai entrar para história da música pop.

Eu não paguei nada para baixar In Rainbows legalmente, e fiz isso por duas razões: primeiro porque queria testar se realmente poderia "ganhar" o álbum da banda, ou seja, fazer o download sem qualquer custo. E também porque quero cometer a barbaridade de pagar 40 libras pela caixa especial, com dois vinis, dois CD's e um libreto. O problema vai ser ainda pagar o imposto de importação...

Um pequeno "PS": segundo li na internet, a maioria das pessoas tem comprado a caixa de 40 libras ao invés de só fazer o download. E os que apenas baixam o disco estão pagando em média 5 libras. Na Amazon britânica um CD custa em torno de 9 libras.

Nenhum comentário: