terça-feira, 28 de outubro de 2008

Resposta da resposta

Primeiro de tudo: "resposta ao Filipe" por qual razão? Por acaso eu clamei vitória ou comemorei a derrota de quem quer que fosse, aqui no blog? Essa foi a primeira incongruência do post abaixo.

A segunda foi dizer que "o petismo é eficiente em plantar a sua versão na imprensa". Essa frase, no país do PIG, soa mais como piada.

A terceira incongruência é a análise rasteira que é feita dos números, o que não surpreende, vinda de onde veio.

Sempre dá para torcer os números e adequá-los à realidade que se pretende ver.

No caso do ídolo do Feluc, se enxerga a totalização de hoje isolada de qualquer outro critério e, com isso, se pretende mostrar que a oposição é forte, unida, confiante e um dia vai varrer "essa raça" do país, como tanto sonhou - em vão - o político aposentado Bornhausen.

Feluc, se honestidade e bom debate houvesse no blog do seu amigo - como aqui há - números como os abaixo poderiam ser lá comentados.

Mas os deixo aqui para você, que eu sei que os entende perfeitamente e vê quem está crescendo e quem está se esvaindo.
clique para ampliar a imagem

O Demo tem metade dos prefeitos de oito anos atrás e se tornou o quinto partido do país nesse critério (atrás também do PP, não incluído no gráfico). O poderoso PMDB continua menor do que era nos anos FHC, quando em nada ajudou Serra na eleição de 2002. O novel conservador PPS voltou a representar nada, caindo para um terço das prefeituras que tinha. A tucanada leva vantagem sobre os demos apenas na velocidade da queda.

O PT? Cresceu 5 vezes de 1996 para cá. Mesmo bombardeado dia após dia pelo PIG com alcunhas de toda espécie, cresceu mais entre 2004 e 2008 do que o PSDB havia crescido de 1996 para 2000. Ou seja, no mesmo período de governo de FHC e Lula.

Por fim, é notório que os números das eleições municipais não se prestam para previsões ou projeções em eleição para presidente. Eleição municipal é reflexo do interesse local mais a percepção geral do momento, tendendo para reeleição/continuidade quando o senso comum diz que as coisas vão bem.

Dizer que Serra, Dilma, Aécio, Ciro, e sei lá mais quem, ganharam ou perderam com as eleições de 2008 soa mais como torcida do que como análise.

Um comentário:

feluc disse...

CALMA!

Não é pra ficar nervoso!

Não creio em vitória maiuscula de ninguem.

Disse resposta pois já tinha visto os gráficos postados por vc.

Creio que o que imperou nestas eleições foi o aspecto local.

Mas é fato que inúmeros órgãos de imprensa repercutem uma leitura governista...
Me desculpe, é o que vejo.
Assim como tem órgãos de imprensa que são do contra.

Quanto à vc dizer que eu tenho ídolos, coloco na conta de brincadeira.
Tenho certeza que vc me respeita e sabe que tenho pensamento independente. O que não significa não ter lado.

Quanto ao fato do PT não ter vencido em nenhuma capital, isso significa algo, não?

Filipe, a derrota em Porto Alegre, a capital mais politizada e esquerdista do país, governada por mais de uma decada pelo PT, não significa nada?