sábado, 26 de abril de 2008

Schafskopf und fussbal, digo, Fussball


Dama de paus !! Vovô conseguiu !! Eu sabia ! Eu sabia !




Esta semana, os dezoito mil habitantes da pacata cidade de Ivoti, localizada na serra gaúcha, a 55 km de Porto Alegre, acompanharam com atenção o tradicional campeonato municipal de Schafskopf (em tradução literal cabeça de carneiro).

O jogo foi trazido pela comunidade teutônica e seus registros iniciais datam da segunda década do século XIX, mais precisamente nas cidades de São Leopoldo e São Lourenço.

Para uma rodada de schafskopf o número ideal de parceiros é quatro, jogando dois contra dois.

De um baralho comum retiram-se 20 cartas, as Damas, os Valetes, os Ases, os Reis e os 10 e se jogam com elas. As Damas valem, na contagem, três pontos; os Valetes, dois pontos; os Ases, onze pontos; os 10, dez pontos e os Reis, quatro, perfazendo 120 pontos.

O jogo é feito da esquerda para a direita e os parceiros que estão com as Damas pretas jogam juntos. O jogador que possuir as duas Damas pretas, terá como parceiro o colega que possuir a Dama de copas. O jogador, que estiver com três Damas será obrigado a jogar sozinho contra os outros três participantes.

A quem interessar possa, as regras básicas do jogo podem ser lidas AQUI.

O Site oficial da cidade traz também um noticiário completo do campeonato, além da pontuação dos jogadores após as rodadas que ocorreram, dentre outros locais, no animado Bar Fritzen.

Porém, curiosamente, o mesmo site não traz nenhuma linha sobre o jogo de pré-temporada feito pelo Clube Recreativo da Azenha contra o time amador da cidade de Ivoti. O clube tricolor porto-alegrense, em fase preparatória (?!?!!) para o Campeonato Brasileiro, venceu somente por três a zero, sendo que o terceiro gol foi de pênalti.

O time ivotiense, fundado em 1953, campeão amador do Estado em 1986, 1995 e 2000, jogou com Galas (Rodrigo Silva), Maiquel (Roxo), Éder e Brizola (Ademir); Eliéser (Pelezinho), Sandro (Tsuga), Pataço (Paulo), Murilo (Caco), Banana (Pipoca) e Gersinho (João Carlos); Fernandinho (Finzinho).

Segundo o técnico Cabeça, o time não joga durante a semana, pois os jogadores trabalham e só podem se reunir mesmo no sábado ou no domingo. O goleiro Galas, por exemplo, é professor da escolinha de futebol da cidade de Dois Irmãos; Eliezer é metalúrgico; Sandro e Pataço são montadores de ônibus da Empresa Marcopolo; Banana é motoboy; Fernandinho é pintor, e por aí vai.
Para o técnico Celso Roth, a vitória sobre a Seleção de Ivoti é "início de recuperação".

Comentário colorado deste blogueiro: ha ha ha ha ha ha ha ha......

7 comentários:

Anônimo disse...

"Fussball"

Cristian Fetter Mold disse...

danke

Anônimo disse...

"ok mas ainda não está certo, substantivos em alemão começam sempre em maiúscula:"Fussball" e não "fussball"

Cristian Fetter Mold disse...

Scheiße !!! Bem, acho que agora está certo. Alles gut.

Anônimo disse...

"Fußball"

Cristian Fetter Mold disse...

Hmmm... não é notório e sabido que o beta está sendo pouco a pouco abolido da língua alemã ?

Veja, um dos melhores sites de estatísticas futebolísticas da Europa, que é feito na Alemanha tem o seguinte endereço: http://www.fussballstatistiken.de/

Mas enfim, também é notório e sabido que meu conhecimento de alemão é bem pequeno.

Apenas achei que o nome do post ficaria mais engraçado todo em Alemão, até porque o objetivo principal do mesmo era dar uma sacaneada na "pré-temporada" do timinho da Azenha, objetivo que eu creio ter alcançado, independentemente das escorregadas germânicas.

Anônimo disse...

Não é que esteja em desuso, é que não é possível escrever um endereço web com o es-tset alemão. Eu mesmo não consegui digitar (aliás, como é que vc fez para digitar?), tive que copiar e colar de uma página da internéti.
Óbvio que o assunto não tem tanta (nenhuma) importãncia, mas deixar de pegar no pé de algum companheiro-blogueiro, por menor que fosse o motivo, iria contra os altos princípios que guiaram o companheiro Feluc na criação deste blógui.

Agora, para mudar para um assunto mais importante: que fim teve o Prof. Lucas? Não consegui achar nenhuma notícia mais do mesmo desde que vc deu a notícia da internação. Espero que agora melhor, se já não totalmente recuperado.