domingo, 3 de agosto de 2008

Saci - O Mascote de 2014 ???


O jornalista e escritor Mouzar Benedito, lançou uma idéia: o Saci para mascote da Copa de 2014 no Brasil, nos termos abaixo:

“Antes que os marketeiros e lobistas inventem um mascote besta que nem o tal do Cauê, aquele sol esquisito dos Jogos Panamericanos no Rio, precisamos lançar o nosso Saci”, justifica ele.

E por que o Saci? Eis alguns argumentos:


"Primeiro, não seria preciso pagar direitos autorais a ninguém. No máximo, o que poderia ser feito é um concurso entre cartunistas para escolher o melhor desenho.

O Saci é a síntese da formação do povo brasileiro. É o mito mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro. É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.

Como todos os mitos de origem indígena, é defensor do meio ambiente. No início, era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas. Depois foi adotado pelos negros e virou negro.

A perda de uma perna tem várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre que escravo com duas pernas. É um libertário, então.

Dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos, durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo.

Já pensou o Saci em camisetas do mundo inteiro? Ele provocaria muito interesse de outros povos para a cultura popular brasileira. Coisa que esses símbolos bestas, como o dos Jogos Panamericanos, não fazem.

Está lançada a campanha."

O Juca Kfouri não gostou da idéia, como se vê em seu post de 31/07, intitulado "Saci não, Ricardão", endereçado ao "Suserano" da CBF, Ricardo Teixeira.


Sei que todos os colegas-blogueiros aqui presentes e ausentes dirão que meu apoio estará intimamente ligado ao fato de o Saci ser o personagem-símbolo que meu querido Internacional de Porto Alegre. Mas isto não é verdade. Perguntem ao Câmara Cascudo, perguntem ao Monteiro Lobato, perguntem ao Ziraldo... o grito será um só: "a e i, queremos o Saci!"

Nenhum comentário: