sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dicas para as próximas Olimpíadas (todas)

Atenção, este post deve ser lido ao som de “Machines”, da trilha sonora feita por Giorgio Moroder, nos anos 80, para o filme Metropolis de Fritz Lang.

As Olimpíadas acabaram ? não ? mas quase, não vamos perder tempo e vamos falar a respeito.

A Olimpíada é a consagração de qualquer atleta. Não adianta fazer o melhor tempo, ter a melhor nota ou a melhor marca nas etapas mundiais de Omsk, Aral ou Dudinka e fazer feio no momento da Olimpíada.

Aliás Olimpíada não é lugar de tomar tombo na ginástica. Também não é o melhor momento para fazer uma marca inferior àquelas que o atleta já obteve ao longo dos últimos meses. É o momento de, pelo menos, igualar e, se possível, superar os limites.

Não se deve dopar cavalos. Não basta o animal ter o ridículo nome de “Chup chup” ? Aliás, cadê a Sociedade Protetora dos Animais ? Cadê o escândalo ? Queria ver se fosse um cavalo argentino... iriam fazer um “Globo Repórter” somente sobre o tema.

Um jogo de vôlei de praia pode ser resolvido em dois sets. Agora, caso o segundo set tenha se encerrado e não houver uma dupla vitoriosa, isto significa que acontecerá um terceiro set, porque cada dupla venceu um. Trocando em miúdos, está um a um e o terceiro set será um set de desempate, para o qual a dupla terá de se empenhar.

Na mesma linha, uma final futebolística pode ser resolvida em noventa minutos. Porém, caso a juíza tenha encerrado o certame e por acaso este fique empatado, ou seja, algo do tipo 1x1 ou 2x2, haverá uma prorrogação de trinta minutos. Nesta prorrogação, todas as pedaladas, embaixadinhas, dribles desconcertantes e piques rapidíssimos feitos no tempo normal de nada valerão. A competição é decidida pelo número de gols, não de piruetas. Piruetas, aliás, decidem outras modalidades, sobretudo se o atleta não se estabacar no chão.

Idade não é desculpa, Nádia Comaneci ganhou três ouros, uma prata e um bronze nas Olimpíadas de 76. Ela contava com 15 anos de idade.

Pobreza não é desculpa. Quênia e Etiópia estão na nossa frente em conquistas de medalhas de ouro.

O Dunga não é desculpa. A seleção brasileira de futebol já fez maravilhas mesmo sem um bom técnico.

Aliás, chega de desculpas furadas ! Chega de oba-oba ! Os problemas existem e são estruturais. Por que ninguém enfrenta as reais causas de nossos pífios resultados ? quem irá mexer nas feridas do basquete ? do futebol ? quando teremos uma delegação digna de uma das maiores nações do planeta, capaz de disputar medalhas em várias modalidades ? Até quando dependeremos de um ou outro iluminado, para que a Olimpíada traga alguma alegria e orgulho para este povo ?

Sim, por que encheu-se a boca para se falar da MAIOR delegação que o Brasil já levou em todos os tempos, pouco mais de 200 pessoas. Apenas não se deu atenção ao fato de não ser um número expressivo. Veja AQUI a lista das maiores delegações e pense. Não é hora de investir pesadamente no esporte e na cultura ? Não está na hora de se fazer um plano de médio e longo prazo no sentido de aumentar não só a delegação brasileira, mas também os bons resultados ?

Nenhum comentário: