segunda-feira, 2 de março de 2009

Esse Songsmith é uma porcaria

Muito tem sido falado nos últimos dias sobre um programa da Microsoft, o "Songsmith", o qual, supostamente, teria o condão de "ajudar a criar uma música acompanhando apenas o som de sua voz. Bom para músicos amadores, profissionais e não-músicos", permitindo "criar músicas com apenas alguns cliques", como propalam alguns blogueiros apressados e alguns articulistas bem remunerados.

O You Tube, aliás, já está cheio de vídeos nos quais músicas de verdade são submetidas ao "processo criativo" do Songsmith, com resultados que tem sido chamados de "engraçadíssimos".

Mas na verdade, os resultados são sofríveis. Imagine uma música que você gosta com um acompanhamento de "teclado de churrascaria", ou com aqueles sonzinhos de videokê.

Outra coisa, o programa não possui qualquer "compromisso" com as famosas progressões de acordes ou com os acidentes (sétimas, quartas, diminutas e etc.) que distinguem uma música da outra e nem tão pouco com viradas de bateria, pontes, codas, mudanças de andamento. A porcaria toda flui como um todo, mesmo nas músicas mais simples.

Ou seja, se você não possui nenhuma noção do que seja uma música com um mínimo de qualidade, e acha que tira entre setenta e oitenta no videokê porque canta bem, saiba que o songsmith foi feito para você e sua namorada, desde que ela possua também os mesmos sintomas de amusia.

Os demais, devem passar batido, porque o programa NÃO é bom, seus resultados NÃO são inteligentes e os vídeos do You Tube NÃO são engraçados.

Para ter uma amostra do que eu estou falando, vejam o que foi feito com Eye Of The Tiger, do grupo Survivor, tema do grande filme Rocky, depois assistam mais alguns vídeos sugeridos pelo programa e, enfim, esqueçam o Songsmith de uma vez por todas e parem de ler matérias pagas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Sensacional!!! "Eye of the Tiger" versão easy-listening, quer coisa melhor?

Pô, pode criticar o que quiser, mas dizer que não é engraçado? Deixa de ser mau-humorado, Fetter!

Escute "Roxanne", a GP caribenha, sem dar um sorriso ao menos!

Abraços,
Filipe