sexta-feira, 29 de abril de 2011

Triste futebol da Era Ronaldo

"Ao longo de 2010, Ronaldo atuou com a camisa do Corinthians em apenas 19 ocasiões, incluindo o campeonato estadual, a próprio Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Marcou apenas 8 gols, a sua principal função. Em cálculos simples, o clube pagou cerca de 852 mil reais por jogo disputado. Mesmo jogando tão pouco, o fato de ainda ser jogador do clube lhe garantia contratos anuais com a Nike no valor de 1 milhão de dólares; com a Claro em 1,5 milhões, mesmo valor firmado com a AmBev. Além disso, Ronaldo participava de 80% dos 8 milhões recebidos por publicidade nos calções e ombro da camisa do Corinthians – um patrocínio gerenciado pela Hypermarcas. Por fim, um contrato com a Vale em 3,5 milhões só para uso da sua imagem no mercado chinês.

Ao mesmo tempo em que ganhava tanto, chegando à cifra impressionante de R$ 29,7 milhões ao longo dos 21 meses com a camisa do Timão, a torcida organizava diversos protestos contra o alto valor dos ingressos, outrora justificados pela presença da estrela que não mais aparecia em campo. Em determinados jogos, o torcedor comum era obrigado a desembolsar 80 reais, o dobro do valor cobrado na maioria dos estádios da Série A do Brasil. Um sinal de que os argumentos que sustentavam a presença de Ronaldo no clube já não mais faziam efeito. Sem jogar, o clube virou um misto de spa, agência de negócios e vitrine para jogador."


Leia o resto do texto de Irlan Simões - Clique AQUI

3 comentários:

Felix Cattus disse...

Ronaldo, então, continua sendo um fenômeno, só que antes no futebol, agora de marketing, he he

Filipe disse...

No fim de 2008 eu escrevi aqui no blog que ao contratar o Ronaldo, "o Corinthians acertou no marketing e errou no futebol" - http://sobreaexperiencia.blogspot.com/2008/12/vai-ter-outro-man-jogando-no-curintia.html

Felix Cattus disse...

Verdade, Filipe, eu nem tinha mais reparado. Mas veja também que eu estava falando especificamente só do Ronaldo, ou seja "antigamente eu jogava", "hoje eu faça marketing". Abraço.