terça-feira, 12 de abril de 2011

Lavoisierando

Seguindo a dica do companheiro Felix, vamos seguir com a série "tudo se transforma", onde achamos pequenas pérolas do cancioneiro popular descaradamente chupadas de outras músicas.

O difícil num post assim é escolher por onde começar, já que não faltam exemplos de inspirações, plágios escancarados e até possíveis coincidências mesmo.

Resolvi escolher um mestre na arte da "reciclagem": Marcelo Nova, do Camisa de Vênus. Sem tirar os méritos da banda baiana, é fato que o Camisa tem uma lista considerável de músicas muito parecidas com outras, alheias e anteriores.

Dentre essas, uma das mais curiosas é "Sílvia", que ficou conhecida pelo simpática participação da platéia nos shows, acrescentando o epíteto "piranha" ao nome da garota da canção.

Relembrem a música do Camisa:



A inspiração para "Sílvia" veio de uma música chamada "Sorrow", originalmente gravada em 1966 pela banda inglesa The Merseys, uma típica one hit wonder dos anos 60. Posteriormente "Sorrow" ganhou uma versão de David Bowie, em 1973:



Para que não restem dúvidas, olha aí a contra-capa do disco "Viva!", do Camisa de Vênus, de 1987, com "Sílvia" creditada a Marcelo Nova e Robério Santana:

2 comentários:

Felix Cattus disse...

Tá parecido sim, mas ao menos o refrão tá diferente. Vc vai ver as coisas que eu vou postar aqui, he he.

Cristian Fetter Mold disse...

Mas é igual !!!!