terça-feira, 19 de maio de 2009

Saraiva Digital: ofensa à inteligência do consumidor


A rede Saraiva lançou um novo serviço esta semana, para locação e venda de vídeos pela internet. Funciona seguindo a mesma lógicas das tantas lojas de venda de música digital que existem. A diferença é que os arquivos têm, em média, 1,5 gigabytes, já que são filmes com qualidade de DVD.

A imagem acima é um exemplo de filme à venda na loja virtual da Saraiva. O clássico "2001", de Kubrick, pode ser baixado por R$ 24,90. Por esse preço, nada módico, o consumidor ganha o dinheiro de assistir ao filme apenas no seu computador. Não é possível passá-lo para um DVD e assitir no aparelho de televisão, por exemplo. A não ser que se ligue o computador no televisor, diretamente

Mas talvez a novidade e comodidade de comprar filmes por download atraia as pessoas. Porém, se algum curioso resolver olhar na seção de DVDs, talvez perceba o engodo que é o novo serviço da Saraiva:

A versão em DVD do mesmo filme está sendo vendida no site da Saraiva por R$ 19,90! O filme em versão digital - sem a caixa, sem o disco em si e com restrições sobre o uso - está cinco reais mais caro.

E "2001" não é o único exemplo dessa inversão de valores. Outro absurdo acontece com "Onde os Fracos Não Tem Vez", filme ganhador do Oscar em 2008, onde a diferença chegou a dez reais:

Versão digital

Versão em DVD

Quem quiser conhecer a Saraiva Digital, é só clicar. Boas compras!

Um comentário:

Felix Cattus disse...

Bem-vindo de volta, companheiro Felipe. Já estávamos a dar pela sua ausência deste covil. Realmente a política de preços da Saraiva, tal como vc colocou, não faz nenhum sentido. Se bobear, com um cartão de crédito a gente pode baixar de algum site estrangeiro, por uma fração do preço. Abraço.