quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Vai ter outro Mané jogando no "curintia"

"Foi um encontro tardio para ambos, infelizmente. Mas o torcedor o acolheu com entusiasmo. Parecia que o veterano de 32 anos, corpo dilacerado pelas chuteiras de implacáveis marcadores, tal como a Fênix poderia renascer e voltar a jogar como nos áureos tempos de craque...embora já não fosse o mesmo atacante que deslumbrara o mundo inteiro com seus dribles incríveis. Vencedor de duas Copas, seu problema não era tanto a idade mas as seqüelas de contusões do joelho. Em sua estréia no Corinthians, mesmo fora de forma, foi considerado pela imprensa ´uma estrela solitária´ na derrota por 3x0" (Roque Citadini, ex-dirigente corintiano).

O texto acima não é uma antecipação de Ronaldo no Corinthians em 2009. É sobre Mané Garrincha no Corinthians em 1966. As semelhanças não são mera coincidência.

Podem chamar de dor-de-cotovelo de flamenguista, mas o Corinthians acertou no marketing e errou no futebol, com essa contratação.

Ronaldo ficou um ano no Milan e participou de apenas 20 jogos, em um total de 300 minutos em campo. Segundo Paulo Vinícius Coelho, há quase cinco anos o jogador não consegue uma sequência de 7 partidas seguidas. Não creio que será muito diferente disso no "Timão": muita badalação, muita notícia na imprensa e pouco, pouquíssimo futebol.

Ah, no Corinthians Garrincha jogou 13 partidas, entre março e outubro de 1966, fazendo 2 gols (ambos no mês da estréia).


Um comentário:

Cristian Fetter Mold disse...

Apenas lembrando que o "Mané" do Garrincha é um hipocorístico de "Manuel".

Já o "mané" atinente ao Ronaldo, se eu entendi a piada do companheiro filipe, reclama a acepção fornecida pelo sempre pranteado Antônio Houaiss (pág. 1833, primeira coluna):

"indivíduo pouco inteligente, bobo, paspalhão, tolo; indivíduo que não se apura no que faz, desleixado, negligente".

Houaiss ainda remete a utilização do termo em nosso vernáculo ao incrível ano de 1899, tendo aparecido na primeira edição do Dicionário de Cândido de Figueiredo.