segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Em Dezembro morreu todo mundo

Dezembro deste ano que se encerra ficará na memória como o mês em que morreram importantes artistas ligados estilos musicais totalmente díspares, senão vejam:








Dia 07 de dezembro foi-se o compositor alemão de vanguarda (famoso, dentre outras coisas, por seu concerto para 04 helicópteros e quarteto de cordas !!!) - Karlheinz Stockhausen








Dia 12, um dos pioneiros da mistura de rock, blues e soul - mais lembrado, porém e infelizmente, por ser um dos inspiradores da Lei Maria da Penha - Ike Turner;



Dia 17, os fãs do soft-rock e da rádio Antena 1 ficaram um pouco mais melancólicos do que o normal. Foi anunciada a morte de Dan Fogelberg, autor do mega-sucesso dos anos 70 "Longer".







Finalmente, no dia 23, morreu um dos mais velozes e precisos pianistas de jazz, Oscar Peterson. Tinha 82 anos e deixou uma vasta obra que merece ser conhecida por inteiro (aliás um dos itens da minha lista de resoluções do ano que se avizinha.).

2 comentários:

Felix Cattus disse...

Eu admirava o Oscar Peterson, mas confesso não ter nenhum cd dele. Quanto ao Stockhausen, eu vi na televisão por assinatura uma parte de seu "Concerto Para Quatro Helicóteros e Instrumentos de Cordas" (estranho, eu podia quase jurar que eu tinha visto instrumentos de sopro no meio...). Era assim, um instrumento embarcado em cada um dos helicópteros, sendo que cada helicóptero dispunha de megafone instalado no lado de fora para amplificar o som do instrumento. Eles alçavam vôo e começavam a tocar simultaneamente uma melodia radicalmente atonal que faria o Schoenberg parecer uma valsinha vienense. Sinto muito mas não vou sentir saudades do destacado compositor alemão.

Cristian Fetter Mold disse...

Bom eu nunca ouvi o concerto para helicópteros, mas deve ser algo difícil. Se bem que eu já andei passando por umas peças do Xenakis e confesso que consegui levar até o final. Quanto ao Peterson, também estou começando, mas posso indicar, sem medo de errar, o disco de 1959, onde ele executa peças do Songbook de Cole Porter. Demais...