segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seleção multicultural alemã desperta patriotismo

- Aí pessoal, depois do treino o Cacau vai puxar uma roda de Capoeira!


Volker Wagener para a Deutsche Welle:
.

Nenhuma agência de publicidade contratado pelo governo alemão conseguiria polir melhor a imagem da Alemanha no exterior como fizeram Müller, Özil, Schweinsteiger e Khedira. No exterior, a Alemanha sempre foi reconhecida por sua alta motivação, moral e disciplina, e agora também pela leveza e beleza. Tudo isso se deve ao novo estilo do futebol, que celebra um time cuja metade dos jogadores é fruto da imigração.

.

Isso surpreende devido ao fato de muitos alemães continuarem negando que a Alemanha seja um país de imigração. A entrada no país de pessoas com outra crença, pele escura e nomes impronunciáveis é vista como problema, e não como oportunidade. O futebol, que para muitos é a futilidade mais bonita do mundo, ensina o setor político e outros setores da sociedade como fazer uma integração bem-sucedida.

.

Falar sobre futebol é sempre também falar sobre o país que o time representa. O futebol alemão teve sucesso por décadas. Combatividade, disciplina tática e absoluta vontade de vencer foram as virtudes que se sobressaíram nos triunfos do passado: "Futebol é um jogo de onze contra onze e no fim vencem os alemães", disse uma vez Gerry Linneker, goleador da seleção inglesa da década de 1980. E ele descreveu nada mais do que a grande eficácia do futebol made in Germany. Isso se aplicava ao sucesso econômico do país: o futebol alemão era a imagem da economia alemã.

.

Leia o restante AQUI

2 comentários:

Felix Cattus disse...

Sim, mas também não vamos exagerar. Cada vez que aumenta o sentimento patriótico na Alemanha a Polônia treme.

Filipe disse...

Seguindo a mesma linha, também vale conferir a análise de que o título espanhol uniu o país, inclusive bascos e catalães. Provalvemente esse sentimento fraternal não dure um mês...