domingo, 6 de setembro de 2009

Qual a maior torcida ? A do Inter, é claro.

Por Roberto Siegmann Vice-presidente de Seviços Especializados do Internacional de Porto Alegre

No Rio Grande do Sul, há uma enorme paixão pelo futebol e pelos dois grandes clubes que, praticamente, dividem a população. Aqui, como não ocorre na maior parte das unidades da federação, não há o segundo time. Não é necessário, pois temos representantes disputando os principais campeonatos nacionais, continentais e mundiais. O nosso Inter, em especial, sempre esteve disputando campeonatos na primeira divisão do futebol brasileiro. Somos reconhecidos como exemplo na administração, no trato do futebol amador e profissional e no cuidado com o nosso patrimônio. Não é necessário relembrar que o Beira-Rio foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2.014. Mas, valendo-se da disputa entre as duas agremiações de maior renome, algumas empresas, de quando em quando, divulgam pesquisas e enquetes para saber qual é a maior torcida.
.
Cuidado! Oportunisticamente algumas delas usam da disputa para instar a participação que gera receita. Exemplo disso são as ligações telefônicas que levam recursos financeiros para as operadoras. Outras, de ditas revistas especializadas, vendem a participação na pesquisa. Como todo o negócio, se não há interesse, não há resultado positivo. Não há critério científico e prévios para os resultados. Tanto é assim que o "vale tudo" permite a um único torcedor ligar ou se manifestar repetidas vezes com o seu voto. Em resumo, se tivermos dinheiro sobrando, em nome da paixão, para vencer a pretensa disputa ligamos centenas de vezes e cada ligação é contada como um voto. Quem ganha é o promotor da pesquisa - centenas de milhares de ligações telefônicas.
.
Mas afinal qual a maior torcida do Rio Grande do Sul? É aquela que é a maior do Brasil e das Américas, a do Sport Club Internacional. Afinal, o que é ser torcedor? Para mim, ser torcedor é estar umbilicalmente ligado ao clube do coração, pertencer ao seu quadro associativo, comprar camiseta, pagar mensalidade em dia e ir ao estádio. Somos campeões em todos os quesitos. Temos mais de 100.000 sócios, vendemos mais camisetas que qualquer outro clube no Rio Grande do Sul, lotamos o Beira-Rio e mostramos com todo o vigor como se comemora os principais títulos do mundo e o centenário de existência. Somos um clube sem preconceitos, aberto e democrático. Estamos em todos os locais, fábricas, escritórios, vilas populares, bairros nobres e entre homens e mulheres.
.
E aí, ainda valem enquetes? É claro que não. Elas só servem para encher os cofres daqueles que se aproveitam da disputa para artificialmente apresentar um resultado que não tem nada de confiável. Lá vai um desafio: façam uma auditoria no nosso quadro social e verifiquem qual a maior, melhor e mais fiel torcida brasileira

Nenhum comentário: