sexta-feira, 17 de julho de 2009

Alagoas em Festa! São 453 Anos de Cooperação Luso-Brasileira No Combate À Fome!

Amigos, neste mês o Brasil comemora 453 anos do Programa Luso-Brasileiro de Combate à Fome. Ao contrário dos programas atuais, onde doações de países ricos vão parar nas mãos de chefetes e elites locais, como os wabenzi africanos, o Programa Luso-Brasileiro despe-se de toda pretensão paternalista e consubstancia-se num apoio direto e efetivo aos que mais necessitam de ajuda.

Tão importante foi considerado o programa em Portugal que foi encarregado dele uma das figuras mais importantes da sociedade e política portuguesas, Pero Fernandes Sardinha, mais conhecido como o Bispo Dom Sardinha.

Chegando às praias de Alagoas em julho de 1556, foi recebido com grande alegria pelos índios caetés, que encararam a visita da comitiva portuguesa como um prenúncio da melhoria do seu cardápio.

Imediatamente organizaram um churrasco em homenagem aos recém-chegados, e passaram praticamente o ano inteiro deleitando-se com a ajuda que o Velho Mundo estava dando ao Novo. Os portugueses mostravam assim que estavam séculos à frente dos demais países do Ocidente, acreditando que o mundo será melhorado com mais calorias e não com mais teorias.

A comitiva de Dom Sardinha foi recebida com entusiasmo pelos nativos.

A redação do "Sobre A Experiência" entrou em contato com os remanescentes das antigas tribos dos índios caetés. Convidados a se pronunciarem sobre as festividades, mantiveram o seu proverbial laconismo: "Mandem mais bispos!"

O regabofe durou quase um ano inteiro.

Nenhum comentário: