quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Em homenagem à vinda de minha filha. Saravá!





Salve Cosme e Damião


A Igreja Católica comemora, no dia 26 de setembro, a homenagem aos gêmeos e médicos São Cosme e São Damião. Muitas pessoas cumprem suas promessas feitas durante o ano para os Santos Gêmeos. Compram balas, doces e bolos, oferecendo para as crianças necessitadas.Através do Sincretismo Religioso, a falange de Yori (crianças na Umbanda) também está associada a Cosme e Damião.


Na Umbanda, a festa de Cosme e Damião é comemorada no dia 27 de setembro.

Cosme e Damião eram gêmeos e irmãos, nascidos na Arábia da época do Imperador Diocleciano. Estudaram Medicina na Síria e se converteram ao Cristianismo. Associavam à Medicina o poder da fé e da oração. No início da sua atividade médica, começaram a curar os animais. Mais tarde, as crianças. Ficaram muito famosos por causas de suas curas e nada cobravam pelos serviços prestados. Viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor.


No entanto, a atividade dos gêmeos médicos começou a chamar a atenção das autoridades. Havia eclodido a terrível perseguição de Diocleciano, por volta do ano 300d.C.O governo imperial prendeu os dois médicos, acusados de inimigos dos deuses pagãos. Passaram por várias torturas, mas não negaram sua condição de cristãos. Foram condenados à morte e decapitados juntos com seus três irmãos: Antemão, Leôncio e Euprépio. Os corpos dos médicos foram transportados para Cira, na Síria, e depositados mais tarde numa igreja, que recebeu o nome dos Santos Gêmeos.

Na Umbanda, encontramos Doun, além de São Cosme e Damião. Quem é Doun? A figura de Doun, dentro dos trabalhos de Umbanda, representa a criança e forma junto com Cosme e Damião, a trindade. E, por este motivo, Doun foi inserido nos trabalhos espirituais da Umbanda.

A festa de São Cosme, Damião e Doun, nos terreiros de Umbanda, é muito bonita.
Há distribuição de balas, doces e guaraná para as crianças. Médiuns umbandistas incorporam as crianças espirituais. No entanto, ainda há muita deturpação com relação às falanges de crianças na Umbanda. Os espíritos que trabalham na falange de Yori adaptam sua forma espiritual à forma astral de crianças - não são os espíritos de crianças que morreram prematuramente.
O dia 27 de setembro serve para darmos uma pausa para a reflexão. Nosso comportamento tem sido como das crianças espirituais da Umbanda? Temos sido alegres, bem humorados e puros de coração? Ou pelo menos exercitamos o aprimoramento de viver sempre com alegria e esperança?

Reflitamos sobre a missão nobre dos médicos gêmeos: São Cosme e Damião.
Nesse dia especial, façamos uma promessa para si mesmo; nosso lado infantil e puro não deve morrer! Deve renascer em bondade, amor por todos os seres e gratidão pela vida.

Oração de São Cosme e São Damião:

"São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila. Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu". São Cosme e Damião, rogai por nós."



PS. Não se esqueçam que fé e superstição não são a mesma coisa!

Nenhum comentário: