terça-feira, 3 de setembro de 2013

Músicos morrem mais aos 27 anos? Um estudo a respeito.



Aproveitando que este blog passa por uma fase de reestruturação, ressurreição e, por que não o dizer?, recuperação de seu espírito bloguístico, ou seria blogueiro??... enfim, uma vez que estamos recuperando nossa blogabilidade, com um post do nosso querido amigo Felix, lá vai mais uma historieta que há, certamente, de agradar a todos, além de provavelmente retirar do espírito letárgico que os assola, os demais componentes desta prestigiada página....

...ou em outras palavras, - Mãe ! pode voltar a ler! estamos de volta!

Meu post de hoje tem raiz naquela famosa lenda de que músicos morrem mais aos 27 anos de idade. A lista é impressionante e vai muito além dos famosos J´s... Jimi, Jim, Jones e Joplin. O Clube dos 27 é uma lista longa que abrange alguns músicos que a gente nem imaginava, contavam com a idade cabalística, Pete de Freitas, do Echo and The Bunnymen; Kristen Pfaff, do Hole; Pete Ham, do Badfinger e por aí vai. A Wikipedia tem um verbete para essa turma, o qual pode ser acessado AQUI. Até o veterano Robert Johnson partiu entre os 26 e os 28.

Mas será que existe mesmo uma ligação entre ter 27 anos, ser músico e ter uma chance maior de morrer?

Bem, é óbvio que algum maluco iria parar para investigar isso. Após a morte da cantora Amy Winehouse, seja ela quem for, também aos 27 anos, aumentando o rol do Clube, um grupo de estatísticos resolveu fazer uma pesquisa, comparando a mortalidade de músicos famosos, entre a população do Reino Unido, os quais incluíram 1.046 figuras que tiveram pelo menos um disco no número 1 das paradas britânicas, entre 1956 e 2007.

Ao final, os pesquisadores identificaram, nos 27 anos de idade, uma taxa de morte de 0,57  mortes por cem anos/músicos; taxas semelhantes foram observadas nas idades de 25 anos e 32 anos. Não há um pico de risco aos 27 anos, foi observado porém que músicos famosos entre 20 e 40 anos tem um risco de morte entre duas e três vezes maior do que a população em geral.

A versão que foi para os Jornais pode ser vista AQUI 

Já a versão acadêmica gratuita, com mais alguns detalhes, gráficos e o escambau,  pode ser vista AQUI 

De qualquer forma, a gente combina não falar sobre isso nas mesas de bares, do ponto de vista acadêmico, porque que o assunto rende uma conversa boa, ah isso rende! 

Um comentário:

Felix Cattus disse...

Realmente há uma grande falta do que fazer entre os acadêmicos do Primeiro Mundo para investigarem se realmente há uma chance maior de um roqueiro maluco morrer aos 27 anos. Se isso fosse verdade, como explicar o Keith Richards?

Este blog está ficando bem família, heim (alô mamãe!) he he