segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rica Perrone, hoje.

Como chegaram

Faltando 3 rodadas, os favoritos são aclamados por todos: SPFC, pragmatico e experiente, e o Flamengo, irregular e empolgante. A história recente dá total razão ao futebol pragmatico, não ao que empolga. Mas, a história no futebol só serve pra ser desmentida. Logo, não há favoritos.
O Flamengo chegou a esta condição com uma arrancada incrível no final. O SPFC com sua regularidade de sempre. Entre grandes vitórias e grandes derrotas, cada um trilhou seu caminho a sua maneira. E são maneiras bem diferentes….


Tirando o próprio, restam 10 clubes grandes no Brasileirão. Logo, cada um deles fará 20 jogos contra times grandes. 10 em casa, 10 fora, ou clássicos. O restante dos jogos é contra times menores, que não são favoritos contra Fla e SPFC nem em casa, teoricamente.
Destes, o SPFC venceu 7 partidas. O Flamengo venceu 10.


O SPFC tem mais um jogo contra grande pra fazer, que será contra o Botafogo. Poderá vencer 8 dos 20 confrontos. O Flamengo venceu 10 e faz mais 2, podendo chegar a 12 vitórias.
E aí se diferencia o Brasileirão, e também cabe alguma reflexão: Será que é mais interessante que o campeonato seja decidido entre dois clubes que ganharam de todos os pequenos, ou será que seria mais bacana se fosse decidido entre os que ganharam os grandes jogos? Mata-mata? Ou um Brasileiro com 16 clubes? Talvez…


O Flamengo perdeu pontos para times menores em 10 oportunidades. Algumas delas, inacreditaveis, diga-se.
O SPFC, muito mais regular, perdeu pontos para menores em apenas 7 oportunidades.
Por exemplo: O Flamengo não venceu o Barueri e o Avai no campeonato.
Mas, o SPFC não venceu o Flamengo, o Palmeiras e nem o Atlético MG.
Fica a questão: Quem seria, então, o time de melhor rendimento?? Aquele que vence o que tem que vencer, ou aquele que vence o que é mais difícil de vencer?
Discussão pra 5 horas de boteco.


Mas, caso o SPFC seja campeão, eis um baita exemplo do que questiono na “justiça” dos pontos corridos. O campeão pode ser aquele que não venceu sequer 50¨% dos seus grandes jogos, e que não venceu nenhum dos outros 3 favoritos.
Vamos alem: Em disputa contra os 5 outros rivais que disputam o titulo Brasileiro, o SP fez 13 pontos. O Flamengo fez 17.


Porem, em disputa contra times PEQUENOS, e ai excluo Goias, Coritiba, Atletico PR, por exemplo, o Flamengo fez 12 pontos. O SPFC, por sua vez, fez 18.
Fica bastante claro que um joga com o regulamento e o planejamento de vencer os jogos que TEM que vencer, enquanto o outro, irregular, vence os jogos mais dificeis pra chegar onde chegou.


São filosofias, e convenhamos que a do SPFC é muito mais inteligente, apesar de muito mais sem graça a quem assiste.
Dos últimos 15 jogos o Flamengo perdeu 2. Empatou 3. Venceu 10.
Dos mesmos últimos 15, o SPFC perdeu 3, empatou 5 e venceu 7.
Fica claro que o campeão dos pontos corridos não precisa começar o Brasileiro bem, mas sim terminar voando.
Agora é na bola. Faltam 3 rodadas, que em tese se decidem em 2.
Sim, pois na última os dois devem ganhar seus jogos.
Portanto, enquanto o SPFC decide em 2 partidas fora, o Flamengo encara uma em casa e outra fora.
Não há favoritos.
abs,RicaPerrone

2 comentários:

Filipe disse...

Gosto muito do Perrone e acompanho o blog dele há tempos. Mas quando o assunto é a fórmula de disputa do campeonato, essa defesa que ele faz do "mata-mata" me soa como um interesse comercial.

Afinal, ele não ganha dinheiro com jornalismo e sim com marketing esportivo.

De qualquer modo, não consigo entender a razão dessa rejeição de tantos (ainda que a quantidade esteja caindo) aos pontos corridos. Rejeição à uma fórmula simples, onde todos jogam contra todos e quem faz mais pontos é campeão.

A resposta para mim é apenas a insistência numa ilusória idéia de que finais em torneios mata-mata sempre são mais emocionantes e atraem mais público (e por isso mais renda/audiência) que um fim de campeonato de pontos corridos.

Ilusória pois muitas vezes tal "regra" não se confirmou. Ora, já tivemos campeonatos brasileiros, no mata-mata, decididos entre Coritiba e Bangu, entre Grêmio e Portuguesa, entre Atlético-PR e São Caetano...quem se emocionou com essas disputas?

Viva o campeonato de pontos corridos.

feluc disse...

o duro é que eu concordo com ele!